domingo, 8 de maio de 2011

União Europeia quer combater perda de biodiversidade

União Europeia quer combater perda de biodiversidade
Foram ontem apresentadas seis medidas que deverão ser cumpridas até 2020
2011-05-04

Janez Potočnik, comissário europeu para o Meio Ambiente
A Comissão Europeia apresentou ontem, em Bruxelas, uma estratégia para melhorar o estado de biodiversidade na Europa durante os próximos dez anos. Esta pretende implantar um maior controlo das espécies invasoras que estão na origem da perda de biodiversidade, como explicou Janez Potočnik , comissário europeu para o Meio Ambiente.
Na Europa, “a biodiversidade está em crise com a extinção de espécies a atingir níveis elevados”. Muitos ecossistemas estão a degradar-se ao ponto de “já não serem capazes de proporcionar a grande variedade de elementos dos quais dependemos – desde água e ar limpos até à polinização de culturas”.
O comissário considera que esta “degradação” representa uma “enorme perda tanto a nível social como económico”. A polinização por insectos, por exemplo, que está em acentuado declínio, tem um valor económico estimado em 15 mil milhões de euros por ano na União Europeia (EU). A nível global, diz Potočnik , “a situação não é menos preocupante”.
A estratégia adoptada, além de se destacar pelo controlo de espécies invasivas, apresenta outras medidas importantes. A eficaz implementação da legislação já existente e de uma rede de protecção das reservas naturais é um dos pontos essenciais.
A UE quer também “melhorar e restaurar ecossistemas e promover o uso da infra-estruturas verdes”, garantir a “sustentabilidade da agricultura e das actividades florestais”, salvaguardar e “proteger os stocks de peixe europeus” e intensificar a contribuição da união “para uma acção global concertada para evitar a perda de biodiversidade”.
Fonte: Ciência hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário