segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novas energias nos transportes



A Comunidade Europeia tem defendido a concretização de um conjunto de acções destinadas a promover a diversidade de utilização de combustíveis obtidos a partir de energias renováveis. Nessa medida, os Estados-Membros devem:
1. Assegurar em 2010, a promoção de uma quota de mercado de 7% para os biocombustíveis;
2. Encorajar a redução do diferencial de preços entre os biocombustíveis e os combustíveis tradicionais;
3. Incrementar a promoção voluntária de distribuição dos biocombustíveis em larga escala pelas companhias petrolíferas;
4. Intensificar os esforços de pesquisa neste sector.
Entendem-se por biocombustíveis, os combustíveis líquidos ou gasosos produzidos a partir de biomassa, sendo por isso considerados uma energia renovável. Actualmente, encontram-se disponíveis essencialmente dois tipos: o biodiesel, obtido a partir de sementes (girassol, soja, etc.), óleos vegetais usados e gorduras animais; e o bioetanol, obtido a partir de sementes ricas em açúcar, amido ou celulose mediante fermentação.
A Directiva 2003/30/CE estabeleceu em termos energéticos, o objectivo de alcançar em 2010, uma quota de mercado de 5,75% de biocombustíveis para os transportes. No final de 2005, representava 0,44%.
Etiqueta informativa de economia de combustível
Esta etiqueta tem como objectivo informar os consumidores, através de uma escala de cores e letras sobre o consumo de combustível e a emissão de CO2 de cada veículo. Servirá também de base para calcular o valor do imposto automóvel.
 
Consumo de Combustívelà
Cilindrada / Transmissão
Marca / Modelo / Versão
Combustível
Consumo de combustível *
Emissão de CO2
* Combinados
Condução eficiente do automóvel
De forma a alcançar uma redução considerável no consumo total de energia no sector dos transportes, o primeiro passo é aumentar a utilização de meios de transporte mais eficientes (comboio e autocarro para viagens interurbanas e andar a pé, de bicicleta ou de transporte público no meio urbano). Ainda assim, é muito importante saber que mesmo que utilizemos o automóvel para nos deslocarmos são possíveis grandes poupanças de energia e emissões poluentes. Com uma condução eficiente, para além de uma melhoria do conforto, um aumento de segurança e uma diminuição do tempo de viagem, conseguiremos também uma redução do consumo de combustível e respectivas emissões poluentes, bem como menores custos de manutenção. Uma condução eficiente permite alcançar ganhos de 15% na redução do combustível e emissões de CO2.
Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário