sábado, 14 de maio de 2011

O soldado ecológico


O adolescente Felix Finkbeiner é um herói no seu país por tudo o que fez até hoje. Ele não é uma estrela de cinema e muito menos um desportista, mas este jovem é uma inspiração para muito outros no mundo.
Há quatro anos, com nove anos de idade, Felix Finkbeinercriou o movimento "Plant for the Planet", com o objectivo de plantar um milhão de árvores no seu país, na Alemanha. Este mês, finalmente conseguiu cumprir a sua missão.
O movimento cresceu muito rapidamente, primeiro com conferências em escolas alemãs, e posteriormente com a sua presença na Conferência das Crianças da ONU, noParlamento Europeu.
Neste momento, 100 mil crianças de 131 países estão a participar nesta iniciativa, tendo plantando até agora cerca de 3,5 milhões de árvores. Felix, agora com 13 anos, acredita que muitos adultos adoram falar sobre as mudanças climáticas mas não fazem nada para alterar a situação, cabendo às crianças de todo o mundo zelar pelo seu futuro.
"Para a maioria dos adultos, o futuro traduz-se nos próximos 20, 30 ou mesmo 40 anos. Mas para nós, crianças, 2100 pode ainda fazer parte da nossa vida. Para os adultos, a subida de três centímetros dos níveis do mar é uma questão académica. Para as crianças é uma questão de sobrevivência", constatou o jovem.
A iniciativa “Plant for the Planet” também já chegou a Portugal, onde foram plantadas, até hoje, quase 300 árvores.
Felix começou esta caminhada, inspirado na queniana Wangari Maathai, Nobel da Paz em 2004 pelos seus esforços de reflorestação (ajudou a plantar 30 milhões de árvores). "Ela conquistou tanto com tão pouco, por isso pensei que nós, as crianças, também podíamos fazer algo" disse o jovem a um jornal britânico. Felix é considerado um dos mais importantes ambientalistas em todo o mundo. Enquanto as crianças da sua idade estão preocupadas com os seus brinquedos, Felix anda pelo mundo a tentar salvá-lo.
A sua campanha tem uma página no Facebook e outra no Youtube, às quais se pode juntar:
Com o objectivo de plantar 212 milhões de árvores, a sua organização “Plant for the Planet” parece bastante comprometida com a causa, especialmente quando pensamos num mundo menos poluído e mais verde.
________________
Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, ao abrigo do protocolo entre a Universidade e o MSN Portugal. Este artigo foi produzido por: Inês Pinheiro, Jorge Garcia e Oldrey Leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário