quarta-feira, 4 de maio de 2011

Energia na habitação


Energia na habitação:
O consumo de energia na nossa habitação depende de diversos factores tais como a zona onde se situa a casa, a qualidade de construção, o nível de isolamento, o tipo de equipamentos utilizados e are o uso que lhe damos.7
Em Portugal o sector industrial, com cerca de 3,3 milhões de edifícios, contribui com 17% do consumo de energia primária em termos nacionais, representando cerca de 29% do consumo de electricidade, o que evidencia, desde logo, a necessidade de moderar especialmente o consumo eléctrico. Outra causa para o aumento do consumo de energia reside na ineficiência dos próprios equipamentos utilizados no sector, edifícios incluídos, e dos procedimentos e hábitos de utilização desses mesmos equipamentos. Isto deve-se não só a razões comportamentais dos consumidores, como também ao período necessário para a substituição dos equipamentos e progressiva recuperação dos edifícios.
Com algumas pequenas intervenções nos edifícios, é possível poupar até 30 – 35% de energia, mantendo as mesmas condições de conforto.
Existem medidas de baixo custo, ou sem qualquer custo adicional, que podem reduzir o nosso gasto de energia entre os 10% e os 40%.
Os consumos energéticos das habitações portuguesas têm registado um crescimento significativo, em parte, também devido ao aumento da aquisição de equipamentos consumidores de energia. No que diz respeito ao consumo eléctrico, uma habitação média consome cerca de 4000 kWh por ano, divididos da seguinte forma:
Fonte: DGEGIP – 3E, Eficiência energética em equipamentos e sistemas eléctricos no sector residencial, Abril 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário