domingo, 15 de maio de 2011

PUBLICADA LISTA DOS ONZE MAIORES CRIMINOSOS NO DESMATE DA AMAZÔNIA



Publicada na quarta-feira 5, no Diário Oficial da União, uma instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente deflagrou, sem alarde, o mais importante movimento realizado no Brasil para coibir o desmatamento ilegal.

A norma formalizou as regras para embargo de áreas desmatadas, especialmente nas regiões de floresta amazônica. Para fazer valer a nova regra, o Ministério do Meio Ambiente preparou uma lista dos 150 maiores desmatadores do País. Autuados pelo Ibama, eles são acusados de derrubar mais de 50,4 mil hectares de floresta amazônica ilegalmente. A área é superior à da capital gaúcha, Porto Alegre, e corresponde a mais de 61 mil campos de futebol, nas maiores dimensões permitidas pela FIFA.
1. Rosana Sorge Xavier(A família Sorge Xavier é uma das maiores exportadoras de carne do Brasil. É dona do frigorífico Quatro Marcos, com sete unidades no Mato Grosso e Goiás, um enorme centro de distribuição em São Paulo e mais de 6 mil funcionários, conforme anunciado no site oficial da empresa. 
FONTE: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=263431). Devastou 9,4 mil hectares no Mato Grosso. É o equivalente a 11,4 mil campos de futebol, quase a área da capital capixaba, Vitória.
2. Margarida Maria Barbosa de Oliveira. Responsável pelo desmate de 6,5 mil hectares no Pará.
3. Mário Quirino da Silveira. Desmatou 5,3 mil hectares no Mato Grosso.
4. João Ismael Vicentini(com prisão temporária decretada nos crimes de exploração ilícita das floresta e crimes ambientais. FONTE:http://conjur.estadao.com.br/static/text/55696,1 ). Derrubou 4,3 mil hectares de floresta em Mato Grosso.
5. Agropecuária Jarinã S/A.(Lutando judicialmente para se safar das denúncias Fontes: http://www.mt.trf1.gov.br/publica/v5/2005/2005265.htm ,http://www.mt.trf1.gov.br/publica/v5/2007/2007209.pdf ) A empresa também desmatou uma região com extensão de 4,3 mil hectares no Mato Grosso.
6. Salete Maria Ruaro Aernoudts. Devastou 4 mil hectares de floresta amazônica.
7. Fernando Sampaio Novais(Proprietário da Montana Farm de Botucatu-Sp), com 3,5 mil/ ha em MT.
8. Sebastião Lourenço de Oliveira. Desmatou 3,5 mil hectares no Pará.
9. Jair Roberto Simonato(Com prisão temporária decretada por grilagem de terras, esbulho, manejo fraudulento de florestas, corrupção, e maishttp://www.folhabnet.com.br/home.asp?pg=noticia&editoria=Policia&id=8426 ). Responsável pelo desmatamento de 3,4 mil hectares no Mato Grosso.
10. Fernando Conrado da Silva(Político mineiro) devastou 3,3 mil hectares no Pará.
11. Leonidio Benedito das Chagas. Derrubou 2,9 mil hectares de floresta no Mato Grosso.

Juntos, eles foram responsáveis pela derrubada de 50,4 mil hectares de vegetação na Amazônia legal, área maior do que a ocupada por Porto Alegre. Todos serão responsabilizados mediante ações civis públicas e serão impedidos de utilizar as terras embargadas até que se conclua a recomposição natural das áreas degradadas.

FONTES:

Sem comentários:

Enviar um comentário