sexta-feira, 13 de maio de 2011

Energia solar FOTOVOLTAICA



Energia solar FOTO-VOLTAICA
A descoberta do efeito foto voltaico permitiu converter a energia libertada pelo sol, sob a forma de radiação solar, directamente em energia eléctrica.
As primeiras aplicações significativas foram realizadas em casas isoladas e sistemas de bombagem. No entanto, o desenvolvimento do sector deu-se com as instalações ligadas à rede, que permitiram o crescimento exponencial da capacidade de produção e da potência instalada a nível mundial.
As utilizações são crescentes e cada vez mais diversificadas. Podem estabelecer-se dois grandes grupos:
• Instalações isoladas da rede eléctrica:
Destacam-se a electrificação rural e as aplicações agrícolas (bombas de água, sistemas de rega, iluminação, fornecimento eléctrico a sistema de ordenha, refrigeração e depuração de águas).
No campo das sinalizações e comunicações, existem aplicações utilizadas na navegação aérea e marítima, como faróis, semáforos, indicadores na sinalização rodo e ferroviária, repetidores de sinal de rádio, televisão e telemóveis, etc.
• Instalações ligadas à rede eléctrica:
Podem ser centrais foto voltaicas (de qualquer potência) ou instalações integradas ou sobrepostas nos edifícios (fachadas e telhados). Nestas instalações, o investimento é recuperado mediante a venda de energia produzida a uma tarifa regulada.
Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário