sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rio Vizela corre às cores quase todas as semanas


Rio Vizela corre às cores quase todas as semanas
Quinta-feira – 5 de Maio 2011/ontem nova descarga deixou o rio em tons de azul
Fafe
As águas do rio Vizela voltaram, ontem, a correr tingidas de uma cor que não é a sua tonalidade natural. O rio estava em tona de azul mas, garantem os populares, a paleta vem variando nos últimos 3 anos. “Há uns anos que fazem estas descargas que vêm de um ribeiro que passa em Vinhós”, explicou ao JN, Fernando Martins, pescador por lazer que lamenta não poder usufruir do rio por estes dias. “Queremos ir pescar e não podemos porque até faz arder os olhos quando nos aproximamos. O cheiro não é muito intenso, mas nos olhos sentimos logo e já apareceram peixes mortos”, contou.
A preocupação com os atentados de que o Vizela tem sido alvo é também comungada pelo presidente da Junta de Freguesia de Golães, por onde corre o rio e onde é aproveitado para actividades lúdicas.
“Acontece várias vezes por mês. Acho que todas as semanas é feita uma descarga neste rio.
Temos um projecto para este local e deixa-me triste ver o estado em que a água vem”, afirmou Filipe Silva. O autarca de Golães garante que a situação se repete há 3 anos, “desde que fechou a estação elevatória de Calvelos, porque as águas estiveram sempre límpidas”.
Filipe Silva olhava desgostoso para as cores do rio enquanto mostrava as obras que a Junta já efectuou na zona da antiga estação elevatória e que, no último Verão, fez com que milhares de pessoas frequentassem o local.
Helena Lemos, vereadora do Ambiente afirmou, ao JN, desconhecer a situação de ontem, mas assumiu que já tinha acontecido “em tempos” mas que “não foi identificada a origem”. Sobre a descarga de ontem, prometeu inteirar-se junto do SEPNA da GNR. Carlos Rui Abreu
Fonte: JN, norte, 5 de Maio de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário