segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fontes de energia renováveis e não renováveis


Fontes de energia renováveis e não renováveis:

As fontes de energia renováveis são todas aquelas a que se pode recorrer de forma permanente, porque são inesgotáveis, como por exemplo a energia solar, hídrica, eólica, biomassa, marés, energia das ondas e geotérmica.
As energias renováveis caracterizam-se igualmente por terem um impacto ambiental nulo na emissão de gases que provocam o efeito de estufa.

As energias não renováveis, são aquelas cujas reservas são limitadas, ou seja, diminuem á medida que as consumimos. São exemplos o carvão, gás natural, petróleo e urânio.
Podem ser de origem fóssil, formadas pela transformação de restos orgânicos acumulados na natureza há milhões de anos ou de origem natural. São de origem fóssil o carvão, o petróleo e o gás natural. De origem mineral temos o urânio utilizado para produzir energia eléctrica.
Á medida que as reservas são menores, torna-se cada vez mais difícil a sua extracção e, consequentemente, aumenta o seu custo.
Inevitavelmente, se se mantiver o modelo de consumo actual, os recursos naturais deixarão de estar disponíveis num futuro próximo, quer seja pela extinção das suas reservas, quer seja porque a sua extracção deixará de economicamente rentável a médio prazo.
Recursos
Anos
Carvão
200 – 250
Urânio
70 – 90
Gás natural
60 – 80
Petróleo
40 – 50

Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário