sábado, 7 de maio de 2011

"Meta de 90% de tratamento de águas residuais está ao nosso alcance"


"Meta de 90% de tratamento de águas residuais está ao nosso alcance", ministra do Ambiente
Seixal, Setúbal, 02 mai (Lusa) - A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, afirmou hoje que acredita que até 2013 se vai conseguir os 90 por cento de tra...
"Meta de 90% de tratamento de águas residuais está ao nosso alcance", ministra do Ambiente
Seixal, Setúbal, 02 mai (Lusa) - A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, afirmou hoje que acredita que até 2013 se vai conseguir os 90 por cento de tratamento de águas residuais ligadas a sistemas de drenagem coletivas em Portugal.
"Com estas Estações de Tratamento de Águas Residuais todas que estão a entrar em funcionamento e outras mais pequenas que estão a ser finalizadas, estamos em 85 por cento. A meta dos 90 por cento até 2013 de tratamento de águas residuais ligadas a sistemas de drenagem coletivas está ao nosso alcance, eu acredito que vamos conseguir", afirmou.
A ministra presidiu hoje à inauguração da ETAR do Seixal, a segunda maior infraestrutura da Simarsul.
"É uma obra importante que garante o tratamento das águas residuais mas que acautela outros requisitos ambientais, como a reutilização de água ou a produção de biogás. É uma solução integrada muito bem pensada, que cumpre o objetivo e acautela todos os requisitos ambientais exigidos", salientou.
A ETAR do Seixal resulta de um investimento de mais de 10 milhões de euros, capaz de dar resposta a um equivalente populacional de 156.000 habitantes e terá capacidade para um caudal de cerca de 43 850 m3 por dia.
O presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro (CDU), considerou a infraestrutura muito importante para o concelho, que nesta altura está todo coberto, apesar de alertar para a necessidade de se assegurar o funcionamento do sistema com esforços dos associados, dos municípios e do Estado.
"Tenho a certeza que vamos encontrar soluções, seria inimaginável se nesta fase tal não acontecesse", afirmou.
A SIMARSUL - Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, S.A., sociedade anónima de capitais públicos, detém a concessão, em regime de exclusividade, da atividade de recolha, tratamento e rejeição de efluentes (águas residuais) em oito dos municípios que fazem parte da Península de Setúbal - Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
A ministra Dulce Pássaro referiu que o fundamental para a sustentabilidade dos sistemas é a sua boa conceção, mas referiu que existe um aspeto a resolver no caso da Simarsul.
"O sistema da Simarsul tem um aspeto para resolver que é a integração plena de Setúbal, que é um município representativo. São matérias que têm que ser resolvidas e que estão a ser tratadas e ultrapassadas, pois quanto maior é a escala mais baixo será o custo unitário", concluiu.
AYL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário