quarta-feira, 18 de maio de 2011

Regra dos 3 R’s (reduzir, reutilizar, reciclar)



Minimizar os problemas originados pelo lixo doméstico depende em grande parte dos consumidores. O consumidor responsável deve escolher os produtos que não criem resíduos em excesso ou aqueles que são recicláveis. Outra acção importante é a separação dos resíduos, facilitando desta forma o seu tratamento posterior. A chave para abordar de forma sistemática o lixo em nossas casas são os famosos 3 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar.
REDUZIR O LIXO
As embalagens familiares são preferíveis às embalagens individuais. Em geral, devemos ser mais cuidadosos na compra de produtos descartáveis, como por exemplo, guardanapos de papel ou pratos de plástico. é preferível optar por objectos que possam ser utilizados mais do que uma vez. Ao fazer compras devemos levar os nossos próprios sacos poupando assim o seu consumo.
REUTILIZAR OS PRODUTOS ANTES QUE ESTES SE CONVERTAM EM RESÍDUOS
Consiste em aproveitar todo o potencial que estes produtos nos podem oferecer ou caso tal não seja possível, devolvê-los ao circuito comercial onde foram adquiridos. Existem tipos de bebidas que ainda mantém uma distribuição comercial baseada em garrafas de vidro reutilizáveis, que depois de serem lavadas, voltam ao circuito. A utilização de pilhas recarregáveis, nos equipamentos que o permitam, é outra excelente forma de reutilização de produtos.
RECICLAR O LIXO
Consiste em colocar os materiais recicláveis nos respectivos ecopontos para que depois de um tratamento adequado, possam incorporar-se de novo no processo. Deste modo, consegue-se não só evitar a deterioração do meio-ambiente, como uma poupança significativa de matérias-primas e energia. Os materiais com maior percentagem de reciclagem são o papel, o vidro e os metais. Por exemplo, os pneus podem ser utilizados para materiais redutores de som nas estradas ou podem igualmente ser aproveitados, dum ponto de vista energético, em substituição de combustíveis fósseis nos fornos das cimenteiras. Actualmente, o óleo alimentar está a ser utilizado na produção de biodiesel. Para além dos conhecidos contentores para reciclagem de embalagens, restos orgânicos e papel, existem também contentores e serviços específicos para recolha de:
• Pilhas;
• Medicamentos e radiografias;
• Roupa;
• Electrodomésticos.
Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário