quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resíduos domésticos – composição



O LIXO DOMÉSTICO
Cada habitante em Portugal gera em média 1,7 kg de lixo por dia. Os resíduos são uma fonte potencial de energia e matérias-primas que podem ser aproveitadas nos ciclos produtivos, mediante tratamentos adequados. Cerca de 70% do lixo vai para ao caixote do lixo, pelo que só uma pequena parte é recuperada. Actualmente, existem formas de não gerar tantos resíduos e recuperar as matérias-primas e os recursos contidos no lixo. Para que as coisas mudem, nós, como cidadãos, devemo-nos responsabilizar e actuar, adquirindo novos hábitos de compra, reduzindo os resíduos, fazendo a separação selectiva do lixo, bem como solicitar às autoridades e empresas medidas correctivas.
COMPOSIÇÃO DO LIXO
Os lixos domésticos são conhecidos como resíduos sólidos urbanos (RSU).
Cada família deita fora anualmente dezenas de quilos de papel, de metal, de plástico e de restos orgânicos. Os resíduos sólidos urbanos são essencialmente constituídos por materiais fermentáveis, papel e cartão, metal e vidros. São os constituintes das vulgares latas, embalagens, garrafas, sacos de plástico, entre outros.
Em 2009, a produção de resíduos sólidos urbanos em Portugal Continental atingiu 4,5 milhões de toneladas. A título de exemplo apresenta-se a composição do lixo urbano, nas cidades da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira (dados de 2009):
TIPO DE RESÍDUO
%
Fermentáveis
37,49
Papéis
11,52
Cartões
4,51
Compósitos
3,32
Têxteis
4,57
Têxteis Sanitários
7,11
Plásticos
8,84
Combustíveis não especificados
1,59
Madeira
0,96
Vidro
6,01
Metais ferrosos
1,41
Metais não ferrosos
0,45
Incombustíveis não especificados
1,28
Resíduos domésticos especiais
0,46
Resíduos finos (<20 mm)
10,49
TOTAL
100,00
Fonte: Valorsul dados 2009
Em Portugal, recicla-se cerca de 15,7% do lixo produzido. É um número pequeno quando comparado com a meta de 25% estipulada pela União Europeia.
É preciso uma maior consciencialização de que é imprescindível separar o lixo e fazer a recolha selectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário