domingo, 1 de maio de 2011

O que é um bio-sensor


O que é um bio-sensor?

É assim que se designam os organismos que reagem visivelmente, a determinados factores…
Factores a ter em conta, depois do uso de canários para detectar gases em minas; Ex. De 4 investigações de vanguarda:
1.       Vespas e abelhas – Quando localizam explosivos ou qualquer odor suspeito através do olfacto, estendem as probóscides ou trompas, gravada a reacção um computador dá o alarme. Este método tornou-se mais barato que treinar cães para o mesmo efeito.
2.       Baratas e moscas – Com a capacidade de se reproduzir em todo o lado e de absorverem impurezas do meio ambiente circundante, podem ser usados para detectar agentes patogénicos (como os provenientes de alguns agentes biológicos). Que depois da análise destas espécies, se podem comprovar, ou não.
3.       Borboletas e traças – Ainda em fase de ninfa poderiam ser-lhes implantados chips que podem dirigir os seus movimentos com o objectivo de controlar a qualidade do ar. Porém essa intervenção pode afectar o crescimento e capacidade de voar às mesmas.
4.       Peixe-guelra-azul (Lepomis macro chirus) – Os germes e substâncias poluentes, exercem um efeito fulminante no tónus vital de esta espécie de água doce. É por isso o bio-sensor usado para controlar a qualidade nos pântanos de Nova Iorque, Califórnia e Maryland. Por uso desta espécie já foram encontrados vestígios de pesticidas e um derrame de combustível.
 Fonte: Super interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário