quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano nacional para a eficiência energética


Plano nacional para a eficiência energética
O Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética – Portugal
Eficiência 2015 (PNAEE), aprovado pelo Conselho de Ministros, estabelece como meta a alcançar até 2015, a implementação de medidas de melhoria de eficiência energética, equivalentes a 10% do consumo final de energia.
O Plano abrange quatro áreas específicas: transportes, residencial e Serviços, Indústria e Estado.
Neste guia salientámos duas áreas extremamente importantes do nosso dia-a-dia - Residencial e Serviços e os Transportes - onde os nossos comportamentos podem fazer toda a diferença. A área Residencial e Serviços integram três programas de eficiência energética:
• Renove Casa, onde são definidas diversas medidas relacionadas com a eficiência energética na iluminação, electrodomésticos, electrónica de consumo e reabilitação de espaços.
• Sistema de Eficiência Energética nos Edifícios, que agrupa medidas que resultam do processo de certificação energética nos edifícios, nomeadamente ao nível de isolamentos, melhoria de vãos envidraçados e sistemas energéticos.
• Renováveis na Hora, que é orientado para o aumento da penetração de energias endógenas nos sectores residencial e serviços. A área de Transportes agrupa três programas de melhoria da eficiência energética:
• Renove Carro, relacionado com a melhoria da eficiência energética dos veículos, nomeadamente na renovação de equipamentos e utilização de produtos mais eficientes.
• Mobilidade Urbana, que identifica medidas relacionadas com as necessidades modais e pendulares do transporte público nos grandes centros urbanos e empresariais.
• Sistema de Eficiência Energética nos Transportes, que procura quantificar o impacto na utilização eficiente do conceito de plataformas logísticas e auto-estradas do mar.
O Conselho de Ministros atribuiu ao Ministério da Economia e da Inovação a responsabilidade pela monitorização do plano e dos seus resultados mediante relatório anual a preparar pela Direcção Geral da Energia e Geologia, com o apoio da Agência para a Energia - ADENE.
Fonte: GUIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Agência para a Energia - ADENE.

Sem comentários:

Enviar um comentário