quinta-feira, 26 de maio de 2011

Projecto de recuperação do habitat do lince-ibérico distinguido pela Comissão Europeia


20/05
2011
às 10:30
Um projecto promovido pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) para recuperar o habitat do lince-ibérico em Moura e Barrancos foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos seis melhores projetos LIFE - Natureza avaliados em 2010.

Dos cerca de 60 projetos LIFE - Natureza desenvolvidos em vários países da Europa e avaliados em 2010, apenas seis receberam a distinção de "Melhores entre os Melhores" da Comissão Europeia, anunciou ontem a LPN em comunicado enviado à Lusa.

O projecto "Recuperação do habitat do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos", promovido pela LPN em parceria com a Fauna & Flora International (FFI) e o Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e que decorreu entre Outubro de 2006 e Dezembro de 2009, figura no lote daqueles seis projectos.

"Foi com enorme satisfação que recebemos a notícia da distinção atribuída pela Comissão Europeia", disse àLusa o coordenador do projecto, Eduardo Santos, da LPN. A distinção, frisou, "incentiva todos a continuar o trabalho", que prossegue no âmbito do novo projeto LIFE - Habitat Lince Abutre, que "esperamos que incentive mais proprietários e gestores a colaborar na conservação do lince-ibérico e do abutre-preto", tal como aconteceu no anterior projecto agora distinguido e que teve "tão feliz resultado".

Segundo a LPN, o reconhecimento da Comissão Europeia, através da distinção e do co-financiamento de 75% prestado, "motiva e premeia os esforços de todos" os que colaboraram durante mais de três anos no projecto e os resultados obtidos.

O projecto, também conhecido como "LIFE Lince Moura/Barrancos", tinha como principal objetivo "contribuir para a recuperação e a conservação de habitats favoráveis à presença do lince-ibérico no sítio Moura/Barrancos", incluindo a recuperação das populações naturais de coelho-bravo, a principal presa daquele "raro felino", explica a LPN.

Segundo a organização, o projecto "veio demonstrar inequivocamente que a articulação e a compatibilização das actividades humanas com a conservação da natureza são possíveis, em particular no caso da preservação do lince-ibérico e dos seus habitats".

A "chave do sucesso resultou sobretudo da confiança e da colaboração de todos os proprietários e gestores" que assinaram protocolos de colaboração com a LPN, "permitindo implementar medidas de gestão e conservação do habitat dirigidas ao lince-ibérico".  Já o envolvimento dos parceiros, sublinha a LPN, "garantiu maior capacidade de actuação, conhecimento multidisciplinar e coerência no desenvolvimento das acções".

Fonte: JN – “Os bichos”

Sem comentários:

Enviar um comentário