terça-feira, 10 de maio de 2011

Ar condicionado


Ar condicionado
O ar condicionado é também um dos equipamentos mais adquiridos nos últimos anos.
Ao contrário do que acontece no caso dos aquecimentos, são muito poucas as casas que são construídas com instalações centralizadas de ar condicionado. Isto provoca que a maioria das instalações seja composta por elementos independentes, sendo particularmente raras as instalações centralizadas ou colectivas, que são muito mais eficientes e evitam o problema de ter que colocar os aparelhos nas fachadas dos prédios.
TIPO DE APARELHO DE Ar CONDICIONADO
• Monoblocos convencionais, (instalação em janela), compostos por uma só unidade, geralmente com dimensões mais pequenas que os outros tipos de aparelhos, o que pode prejudicar a eficácia. Consomem mais energia que os split.
• Unidades portáteis convencionais; semelhantes aos monoblocos mas portáteis. São modelos de pequenas dimensões, o que os torna menos eficazes.
• Split, os modelos mais comuns, são compostos por duas unidades: uma para colocar no interior e outra no exterior da habitação. Existem modelos que apenas permitem arrefecer o ar ou adicionalmente, aquecê-lo, quando equipados com bomba de calor.
• Multi-split, compostos por uma unidade para colocação no exterior e várias para o interior da habitação, o que permite ter ar condicionado em várias divisões da casa

Para o mesmo nível de desempenho, há aparelhos que consomem até mais 60% de electricidade do que outros.

Tabela orientativa para eleger a potência de refrigeração de um equipamento de ar condicionado
Superfície a refrigerar (m2)
Potência de refrigeração (kW)
9 – 15
1.5
15 – 20
1.8
20 – 25
2.1
25 – 30
2.4
30 – 35
2.7
35 – 40
3.0
40 – 50
3.6
50 – 60
4.2

É importante deixar-se aconselhar por um profissional qualificado sobre o tipo de equipamento e potência que melhor responde às suas necessidades de frio e/ou calor.
Dependendo das características da habitação a climatizar, se a habitação é muito solarenga, ou no caso de um sótão, devemos incrementar os valores da anterior tabela em 15%. Por outro lado, os materiais de construção, a orientação da nossa casa e o desenho da mesma, influenciam em grande medida as necessidades de climatização.

                                 

É possível conseguir poupanças superiores a 30%, caso se instalem toldos nas janelas mais expostas ao sol e isolando adequadamente paredes e tectos.

A etiqueta energética dos equipamentos de ar condicionado, contém a seguinte informação:
• Consumo anual de energia.
• A capacidade de arrefecimento.
• Os coeficientes de eficiência energética em frio (EEr) ou calor (COP), e respectivas medidas de eficiência (conforme existam).
• Os aparelhos com EEr ou COP elevados são os mais eficientes no desempenho e na poupança de energia.
 Os aparelhos do tipo “inverter” consomem entre 20 a 30% menos de electricidade que os aparelhos ditos convencionais, constituindo uma solução eficiente.
Conselhos práticos
1. Na hora da compra, aconselhe-se com profissionais.
2. Fixe a temperatura de refrigeração nos 25ºC.
3. Quando ligar o aparelho de ar condicionado, não ajuste a temperatura para um valor mais baixo do que o normal: não arrefecerá a casa de forma mais rápida, podendo o arrefecimento ser excessivo e, por isso, resultar num gasto desnecessário.
4. Instalar toldos, fechar as persianas e correr as cortinas são sistemas eficazes para reduzir a subida de temperatura nas nossas casas.
5. No verão, areje a casa quando o ar da rua estiver mais fresco (primeiras horas da manhã ou à noite).
6. Uma ventoinha, especialmente de tecto, pode ser suficiente para manter um nível adequado de conforto.
7. É importante colocar os aparelhos de ar condicionado em locais que não sejam atingidos pelo sol, bem como onde haja uma boa circulação de ar. No caso das unidades condensadoras encontrarem-se colocadas no telhado, é recomendável criar um sistema de sombreamento.
8. As cores claras em tectos e paredes exteriores reflectem a radiação solar evitando, assim, o aquecimento dos espaços interiores.

Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário