quarta-feira, 4 de maio de 2011

Electrodomésticos e etiqueta energética

Electrodomésticos e etiqueta energética:

Os electrodomésticos de linha branca (máquinas de lavar, frigoríficos, etc.), os fornos eléctricos, o ar condicionado e as fontes de luz, são equipamentos de uso comum nas nossas casas. Comprar um equipamento eficiente é importante e fácil de identificar, graças á etiqueta energética.
A etiqueta energética.
O seu âmbito de utilização é comum em toda a Europa e constitui uma ferramenta informativa ao serviço dos utilizadores de aparelhos eléctricos. Segundo a legislação vigente, é obrigatório o vendedor exibir a etiqueta energética de cada modelo de electrodoméstico, assim como é obrigatório para o fabricante fornecer os valores que avaliam um dado modelo de electrodoméstico com etiqueta energética. As etiquetas Energy star e GEA são utilizadas em equipamentos de escritório e na electrónica de consumo. Estabelecem o valor máximo para o consumo energético do aparelho quando não está a ser utilizado ou quando está em modo de espera (stand – by).
Os tipos de equipamentos que têm estabelecida a etiquetagem energética são:
·         Frigoríficos, congeladores e combinados.
·         Máquinas de lavar e/ou secar roupa.
·         Lâmpadas.
·         Forno eléctrico.
·         Ar condicionado.
A etiqueta energética permite ao consumidor conhecer de forma rápida a eficiência energética de um equipamento. As etiquetas têm uma parte comum que faz referência á marca, denominação do aparelho e classe de eficiência energética. Têm uma outra parte que varia consoante o electrodoméstico, que apresente outras características, segundo a sua funcionalidade. Por exemplo, a capacidade de congelamento para frigoríficos ou o consumo de água para máquinas de lavar roupa. Existem 7 classes de eficiência, identificadas por um código de cores e letras que vão desde o verde para a letra A, no caso dos equipamentos mais eficientes, até ao vermelho para a letra G, no caso dos equipamentos menos eficientes. A etiqueta energética é regulada a nível europeu por uma normativa composta por várias directivas europeias. É fundamental saber que o consumo de energia, para desempenhos idênticos, pode chegar a ser quase 3 vezes superior nos electrodomésticos de classe G, quando comparados com os da classe A. Se a isto juntarmos o facto da maior parte dos equipamentos (com excepção das fontes de luz) têm uma vida útil que supera os 10 anos, podemos ter uma poupança energética de 780€. Por isso, na hora da compra, há que ter em atenção o consumo energético e escolher, preferencialmente os de classe A, pois são energeticamente mais eficientes.


 É muito importante escolher um electrodoméstico adaptado às nossas necessidades. Não basta que seja eficiente, mas também que tenha o tamanho e desempenho ajustado ao que precisamos. Por exemplo, um frigorífico de classe A de 300 litros de capacidade pode gastar menos que um de 100 litros de classe G.

Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário