quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resíduos domésticos – aproveitamento



Matéria orgânica
A quantidade de alimentos que entra em nossa casa diariamente pode ser estimada em aproximadamente 2 kg por pessoa. Quase 90% do lixo que se produz numa casa deriva directamente do processamento de alimentos (restos orgânicos e embalagens de alimentos). Os resíduos alimentares podem ser utilizados, nomeadamente como adubo.
Plásticos
Na sua maioria provêm de embalagens. Há que ter em conta que todos os plásticos são fabricados a partir do petróleo. Por isso, ao consumirmos plástico, estamos a contribuir para o fim de um produto não renovável. Os plásticos demoram muito tempo a decompor-se e, caso se opte pela sua incineração, são emitidos para a atmosfera, para além de CO2, contaminantes muito perigosos para a saúde e para o meio ambiente. A reciclagem de plásticos é um processo complexo. No ano de 2009 foram reciclados 55,4 mil toneladas de plásticos em Portugal.
Papel e cartão
São de fácil reciclagem. Em 2009, reciclou-se em Portugal mais de 236,1 mil toneladas de papel e cartão. A procura crescente de papel obriga a recorrer à pasta de celulose, a qual é responsável pelo abate de árvores, bem como pela plantação de espécies de cultivo rápido, como o pinheiro ou o eucalipto, em detrimento das florestas originais. É preciso ter atenção que alguns tipos de papel, como os plastificados, os adesivos, os encerados e os papéis químicos, não podem ser reciclados.
Vidro
Pelas suas características é a embalagem ideal para quase qualquer tipo de alimento ou bebida, no entanto, tem vindo a ser progressivamente substituído por outros tipos de embalagem. O vidro é 100% reciclável. As embalagens de vidro podem ser reutilizadas várias vezes antes de serem recicladas. Um problema actual é a generalização de embalagens de vidro “não retornáveis” não havendo uniformização nas garrafas para que possam ser reutilizadas. Em 2009 reciclaram-se 168,2 mil toneladas de vidro em Portugal.
Latas
Apenas podem ser utilizadas uma vez. O seu fabrico implica um grande consumo de energia e matérias-primas, se bem que no processo de fabricação é comum a reciclagem de embalagens. No ano de 2009, foram recicladas 37,9 mil toneladas de metal no nosso país.
Pacotes (Tetrapack)
Por serem estanques de pouco peso e de fácil transporte, estão a ganhar espaço como embalagens de bebidas. São fabricados a partir de finas camadas de celulose, alumínio
e plástico que são muito difíceis de separar, o que dificulta a sua reciclagem.
Aparelhos electrónicos e electrodomésticos
Actualmente, qualquer ponto de venda é obrigado a aceitar o equipamento velho em troca do novo sem cobrar nenhuma taxa adicional. Contudo, nem todos os lojistas estão sensibilizados para esta responsabilidade. O consumidor pode ainda optar por entregar os equipamentos velhos num centro de recolha. O fabricante deve assumir todos os custos de recolha e as diferentes administrações públicas devem estar dotadas de centros de reciclagem para tratamento deste tipo de equipamentos.
Para fabricar uma tonelada de papel, são necessárias entre 12 e 16 árvores de tamanho
médio, cerca de 50.000 litros de água e mais de 300 kg de petróleo.

Com a energia necessária para produzir uma lata de alumínio, consegue-se ter um televisor a funcionar durante duas horas.
Fonte: Sociedade Ponto Verde, valores de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário