segunda-feira, 16 de maio de 2011

O carro e a poluição:




EMISSÕES
O processo de combustão nos motores gera emissões poluentes que têm efeitos nocivos no ser humano e no meio ambiente. Estes efeitos acentuam-se principalmente nos núcleos urbanos, devido à elevada concentração de veículos. Nas cidades, o automóvel é a principal fonte de poluição e um dos maiores responsáveis pela emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa.
As emissões de gases dos automóveis variam dependendo do tipo de combustível.
Actualmente, existem tecnologias ou tratamentos associados ao processo de combustão relativamente rápidos na redução dos problemas ambientais.
O mesmo não se passa com o CO2, cujas emissões são inevitáveis com a utilização de combustíveis fósseis. Daí a importância de mudarmos os nossos hábitos, de forma a consumirmos menos combustível e, assim, emitirmos menos gases poluentes para a atmosfera.
A COMPRA
Na hora de comprar um carro, são muitos os factores que influenciam a nossa decisão: a marca, a potência, o tamanho, a segurança, etc. Para além das nossas preferências pessoais, é recomendável escolher um carro que se adapte às nossas necessidades: por exemplo, para deslocações na cidade não é aconselhável um carro grande ou de elevada potência, visto que gasta e polui mais, e as vantagens da condução não se aplicarem ao meio urbano.
O Imposto sobre veículos, criado em 2007, pretende penalizar os veículos mais poluentes; alterar a importância da cilindrada no cálculo do imposto para dar mais relevo às emissões de CO2 e transferir parte da cobrança do imposto no momento da compra para um pagamento anual recorrente (pago todos os anos).
Assim, na altura de compra de um carro, o consumidor deverá conhecer a cilindrada, o valor de emissões de CO2 e, caso seja um diesel (gasóleo), saber se tem filtro de partículas.
RUÍDO
O trânsito é hoje em dia o principal foco de ruído nas nossas cidades, um problema agravado pelo crescimento do mercado automóvel. O ruído, além de desagradável, provoca efeitos negativos na saúde
20% Da população da UE está exposta a níveis de ruído superiores a 65%, o limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário