terça-feira, 17 de maio de 2011

Mobilidade eléctrica



Uma das formas de aumentar a utilização de energias renováveis e reduzir drasticamente a emissão de CO2 é a utilização de veículos eléctricos. Portugal já é líder mundial na produção de energias renováveis. Cerca de 43% da electricidade produzida em Portugal já provém de fontes renováveis, que geram uma energia mais limpa, mais eficiente, mais económica e mais sustentável.
Agora, esta energia também pode abastecer os nossos veículos. Portugal é um dos primeiros países a ter uma política integrada para a mobilidade eléctrica e será o pioneiro na implementação de uma rede de carregamento para veículos eléctricos de âmbito nacional. Com 1.300 pontos de carregamento em 2011, a rede permitirá o crescimento gradual da frota de veículos eléctricos. Estima-se que em 2020, a frota nacional venha a ter 160.000 veículos eléctricos, que permitirão reduzir cerca de 25% das emissões de CO2. Além de 0% de emissão de gases poluentes, os veículos eléctricos são mais económicos e silenciosos.
FUNCIONAMENTO DA REDE
A rede para a mobilidade eléctrica é compatível com todas as marcas de veículos eléctricos. O carregamento é extremamente simples e seguro, através da ligação da ficha do veículo ao ponto de carregamento. Numa primeira fase, até 2011, os utilizadores poderão adquirir um cartão pré-pago da entidade gestora Mobi-e, sendo debitado o valor do carregamento efectuado. A operação e a comercialização de energia são separadas e independentes, garantindo assim a livre concorrência e a hipótese de escolha por parte dos proprietários de veículos eléctricos, que poderão optar, em cada carregamento, pelo fornecedor de electricidade que for mais vantajoso no momento. É possível escolher também entre um carregamento rápido ou lento, de acordo com a necessidade. Pode carregar o seu veículo, por exemplo, enquanto dorme, potenciando assim a utilização de energias renováveis, como a proveniente de parques eólicos. Desta forma, terá acesso à tarifa mais reduzida. Durante o dia, pode ligar o seu automóvel a um dos pontos de carregamento que se encontram na via pública ou nos parques de estacionamento, para repor os níveis de energia gastos. Só tem que passar o seu cartão de identificação no leitor e ligar a viatura ao ponto de carregamento. Assim que a operação for autorizada, a carga é iniciada. Toda a tecnologia envolvida foi desenvolvida em Portugal e permite encontrar o ponto de carregamento mais próximo de si, e reservá-lo através do seu telemóvel ou PDA. Sempre que queira, basta aceder à internet para saber qual é o estado do carregamento do seu carro. Pode também fazê-lo através do seu telemóvel ou do PDA. Planear viagens torna-se também um processo fácil. Na internet, pode ficar a conhecer todos os pontos de carregamento que ficam no seu percurso. Durante a viagem, o seu GPS ou Smart Phone, dar-lhe-ão informações actualizadas sobre ocupação e localização dos pontos disponíveis. Ao chegar a casa, poderá confirmar na factura digital os custos discriminados das operações realizadas em viagem e comprovar o quanto poupa em relação a um carro convencional.
Rede de abastecimento
A Rede de Mobilidade Eléctrica está presente em vários pontos do território nacional, dinamizada pela entidade gestora MOBI.E, que permitirá o abastecimento dos veículos eléctricos, mediante um cartão de carregamento.
 Fonte: Adene.

Sem comentários:

Enviar um comentário