sexta-feira, 13 de maio de 2011

Energia solar TÉRMICA


Energia solar TÉRMICA
A sua principal aplicação é a produção de água quente sanitária. No entanto, pode ser um interessante complemento de apoio ao aquecimento, sobretudo para sistemas que utilizem água a menos de 60ºC, tal como sucede com os sistemas de piso radiante.
Em todos os casos, os sistemas de energia solar térmica necessitam de um apoio de sistemas convencionais para produção de água quente
(caldeira a gás, caldeira a gasóleo, etc.).
O correcto dimensionamento do sistema e uma manutenção adequada, garantem uma elevada produção e uma durabilidade significativa que pode superar os vinte anos, sempre com um bom desempenho.
A energia solar térmica integra-se nos novos edifícios como uma instalação adicional que pode garantir uma parte importante das necessidades de água quente sanitária, aquecimento e refrigeração.
A refrigeração com energia solar é uma das aplicações com mais futuro, já que as épocas de maior radiação solar coincidem com o período de maior necessidade de refrigeração
Os sistemas solares nunca se devem desenhar de forma a responder a 100% das exigências, visto pressupor instalar um sistema capaz de atender às necessidades nas épocas de maior consumo, permanecendo o excesso dos colectores sem uso nas épocas de menor consumo.
Um sistema solar térmico, como qualquer outra instalação num edifício, deve ter uma manutenção adequada, realizada por técnicos credenciados.
Fonte: ADENE – agência para a energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário