segunda-feira, 16 de maio de 2011

Condução eficiente


Condução eficiente:
1. Arranque e colocação em marcha
• Ligar o motor sem carregar no acelerador.
• Nos motores a gasolina, iniciar a marcha logo depois do arranque.
• Nos motores diesel, esperar uns segundos antes de iniciar a marcha.
2. 1ª Velocidade
• Usá-la somente no início da marcha e passar para a 2ª velocidade cerca de 2 segundos ou 6 metros depois.
3. Utilização da caixa de velocidades
• Circular sempre que possível com as mudanças mais elevadas
(5ª e 6ª velocidade) e a baixas rotações.
• Durante a aceleração, troque de mudança:
- Nos motores a gasolina entre as 2000 e 2500 rpm.
- Nos motores a gasóleo entre as 1500 e 2000 rpm.
4. Velocidade de circulação
• Manter a velocidade o mais uniforme possível, evitando travagens, acelerações ou passagens de caixa desnecessárias.
5. Desaceleração
• Levantar o pé do acelerador e deixar o carro rodar com a mudança engrenada, sem reduzir.
• Travar de forma suave e progressiva.
6. Abrandar
• Sempre que a velocidade e o espaço o permitam, abrande o veículo sem reduções de caixas.
7. Paragens
• Em paragens prolongadas, por mais de 60 segundos, é aconselhável desligar o motor.
8. Antecipação e previsão
• Conduzir sempre com uma distância de segurança adequada e garantir um campo de visão que lhe permita ver 2 ou 3 carros à sua frente.
• Tente prever o que vai acontecer, antecipando as manobras seguintes, tornando a sua condução mais controlada e segura.
9. Segurança
• Na maioria das situações, a aplicação destas regras de condução eficiente contribui para o aumento da segurança rodoviária. Naturalmente que existem situações que requerem acções específicas e distintas para que a segurança não seja afectada.
Outros factores a ter em conta:
1. Os acessórios exteriores aumentam a resistência do veículo ao ar, aumentando também o consumo de combustível (até +35%). Não é recomendável transportar objectos no exterior do veículo, a não ser que seja estritamente necessário.
2. O uso de equipamentos auxiliares aumenta significativamente o consumo de combustível, sendo o ar condicionado o que mais influencia (até 25%). Devem ser utilizados com moderação. Para manter uma sensação de conforto dentro do carro, aconselha-se a manter a temperatura em torno dos 23-24ºC.
3. Conduzir com as janelas abertas provoca uma maior resistência ao movimento do veículo, aumentando o esforço do motor e elevando o consumo (+5%). Para ventilar o interior, é recomendável utilizar, de forma adequada, o ar condicionado.
4. O peso dos objectos transportados, incluindo os ocupantes, influencia o consumo de forma apreciável, especialmente nos arranques e períodos de aceleração (100kg correspondem a um consumo 5% superior). Uma má distribuição da carga, afecta a segurança e aumenta os gastos em reparações e manutenção.
5. A manutenção do veículo também influencia o consumo. É especialmente importante o bom estado do motor, o controlo dos níveis e filtros e especialmente uma pressão adequada dos pneus.

Fonte: ADENE – agência para a energia.

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