terça-feira, 17 de maio de 2011

Programa “Mobilidade urbana”


Programa “Mobilidade urbana”
Também para o melhoramento nesta área foi desenvolvido o programa “Mobilidade Urbana” que visa estimular a utilização de meios de transporte energeticamente mais eficientes, como os transportes colectivos, em detrimento do transporte individual nas deslocações pendulares, não deixando de aumentar sempre que possível a eficiência energética dos primeiros, que desenvolve as seguintes acções:
Ordenamento do território e mobilidade urbana nas capitais de distrito
Planos de mobilidade urbana em Office parks e parques industriais
Melhoria da eficiência dos transportes públicos
Plataforma de gestão de tráfego nos grandes centros urbanos
Planos de Mobilidade Urbana por capital de distrito;
Expansão do metropolitano de
Lisboa; (1)
Construção do Metro Sul do Tejo; (1)
Construção do Metro do Porto; (1)
Metro Ligeiro do Mondego; (1)
Autoridades Metropolitanas de
Transportes de Lisboa e Porto. (1)
Centros empresariais ou parques industriais com mais de 500 trabalhadores devem ter plano de mobilidade integrando:
. Serviço shuttle/mini-bus com pontos de ligação modais;
. Serviços bancários;
. Serviços de restauração;
. Serviços de papelaria e/ou correio.
Aumento da quota de veículos com emissões <110 g/km nas frotas de táxis:
. Crédito eficiência acessível para renovação de táxis por "táxis verdes".
Introdução de Sistema de Gestão de Frotas em autocarros nos grandes centros urbanos:
. Indicadores de performance por condutor;
. Formação em eco-condução.
Criação de uma plataforma inovadora de gestão de tráfego:
. Oferta de GPS a táxis com envio de informação sobre velocidade e localização;
. Desenvolvimento de sistema de informação;
. Novos equipamentos GPS com recepção de dados e optimização de rotas;
. Integração com sinalização rodoviária.
Dinamização de consórcio nacional e apoio ao projecto.

. Transferência modal de 5% dos pKm (2) do transporte individual para o transporte colectivo, nas AMT de Lisboa e Porto
50% Das necessidades básicas cobertas por circuitos pedestres
(menos de 1 minutos)
. 500 Planos de mobilidade aprovados até 2015
. Sistema de Gestão de Frotas em
Lisboa e Porto até 2010
Piloto operacional em 2010
. Sistema implementado em Lisboa e Porto até 2015
(1) Medida prevista no âmbito do PNAC 2006
(2) PKm - passageiros km
Fonte: PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética

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