Programa “Mobilidade urbana”
Também para o melhoramento nesta área foi desenvolvido o programa “Mobilidade Urbana” que visa estimular a utilização de meios de transporte energeticamente mais eficientes, como os transportes colectivos, em detrimento do transporte individual nas deslocações pendulares, não deixando de aumentar sempre que possível a eficiência energética dos primeiros, que desenvolve as seguintes acções:
Ordenamento do território e mobilidade urbana nas capitais de distrito | Planos de mobilidade urbana em Office parks e parques industriais | Melhoria da eficiência dos transportes públicos | Plataforma de gestão de tráfego nos grandes centros urbanos |
Planos de Mobilidade Urbana por capital de distrito; Expansão do metropolitano de Lisboa; (1) Construção do Metro Sul do Tejo; (1) Construção do Metro do Porto; (1) Metro Ligeiro do Mondego; (1) Autoridades Metropolitanas de Transportes de Lisboa e Porto. (1) | Centros empresariais ou parques industriais com mais de 500 trabalhadores devem ter plano de mobilidade integrando: . Serviço shuttle/mini-bus com pontos de ligação modais; . Serviços bancários; . Serviços de restauração; . Serviços de papelaria e/ou correio. | Aumento da quota de veículos com emissões <110 g/km nas frotas de táxis: . Crédito eficiência acessível para renovação de táxis por "táxis verdes". Introdução de Sistema de Gestão de Frotas em autocarros nos grandes centros urbanos: . Indicadores de performance por condutor; . Formação em eco-condução. | Criação de uma plataforma inovadora de gestão de tráfego: . Oferta de GPS a táxis com envio de informação sobre velocidade e localização; . Desenvolvimento de sistema de informação; . Novos equipamentos GPS com recepção de dados e optimização de rotas; . Integração com sinalização rodoviária. Dinamização de consórcio nacional e apoio ao projecto. |
. Transferência modal de 5% dos pKm (2) do transporte individual para o transporte colectivo, nas AMT de Lisboa e Porto | 50% Das necessidades básicas cobertas por circuitos pedestres (menos de 1 minutos) . 500 Planos de mobilidade aprovados até 2015 | . Sistema de Gestão de Frotas em Lisboa e Porto até 2010 | Piloto operacional em 2010 . Sistema implementado em Lisboa e Porto até 2015 |
(1) Medida prevista no âmbito do PNAC 2006
(2) PKm - passageiros km
Fonte: PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
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