sábado, 14 de maio de 2011

Austrália apresenta queixa em tribunal contra a caça da baleia por parte do Japão


2011
O governo australiano anunciou que vai interpor hoje uma acção contra o Japão no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, para acabar com a caça às baleias na Antártida, segundo o Herald Sun. O conteúdo do documento só será divulgado quando o TIJ o autorizar, o que deverá acontecer com o início da audição do processo, esclareceram os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Meio Ambiente e das Finanças da Austrália, num comunicado conjunto. O Japão, que defende a caça às baleias como uma prática milenar, deverá apresentar a contestação a 9 de Março de 2012.
O governo australiano, que já tinha interposto uma ação no TIJ em Maio do ano passado, considera que o Japão viola a Convenção Internacional de Regulação da Caça de Baleias e invoca a "quota zero" na captura destes cetáceos com fins comerciais. “Apesar de a Austrália repetidamente ter instado o Japão as actividades ilegais relacionadas com a caça à baleia, o Japão tem recusado fazê-lo”, sublinharam os três responsáveis governamentais.
O Japão caça baleias desde 1987, alegando fins científicos. A carne de baleia é também vendida em alguns restaurantes japoneses, embora o seu consumo tenha reduzido nos últimos anos. “O Governo acredita que a caça à baleia praticada pelo Japão tem fins comerciais e não científicos”, referiram os ministros.
Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário