Programa “renove carro”
Para o aumento da eficiência energética neste sector, o Plano Nacional para a Eficiência Energética integra o programa “Renove Carro” que tem como objectivo o aumento da eficiência energética no transporte particular, por via do estímulo à aquisição de veículos e produtos energeticamente eficientes, e baseia-se nas seguintes acções
Revitalização do abate de automóveis em fim de vida (1)
|
Tributação Verde - Revisão do regime de tributação de veículos particulares (1)
|
"Pneu certo" e eficiência fuel
|
Novos veículos mais "conscientes" para a poupança de combustível
|
Redução do imposto automóvel na compra de automóvel ligeiro novo:
. Revisão e simplificação do regime de atribuição do incentivo.
Nova tributação automóvel:
. Substituição parcial do ISV por IUC
(novos + atractivos);
. Componente ambiental no IUC
(penalizando veículos Ineficientes).
Revitalização do programa de abate de veículos em fim de vida:
. Aumento da eficiência na cobrança e incidência do IUC.
|
Incorporação do factor de emissão de CO2 no cálculo do ISV e IUC:
. Aplicado a veículos novos;
. Aplicado a veículos usados importados de outros Estados membros.
Veículos híbridos em redução de 50% no ISV.
|
Campanha "Pneu Certo":
. Incentivo a verificação periódica da pressão de pneus;
. Acordos voluntários para veículos base com pneus eficientes (2)
Incremento na utilização de aditivos e lubrificantes "fuel efficient":
. Campanhas de Informação;
. Etiquetagem dos produtos.
|
Acordos voluntários com importadores auto, para inclusão nas versões base de equipamentos indutores de eficiência no consumo:
. Computador de bordo;
. GPS;
. Cruise control;
. Sistemas de verificação automática da pressão dos pneus
|
. Reduzir o peso das viaturas ligeiras com mais de 10 anos de 37% para:
- Em 2010: 35%
- Em 2015: 30%
|
Emissões médias dos carros novos:
- Em 2010 de 120 gr/km
- Em 2015 de 110 gr/km
|
. Aumentar em 2% ano a penetração de pneus eficientes
. Reduzir em 1% ano a taxa de veículos com pressão incorrecta
. Aumento em 1% ano da quota de aditivos e lubrificantes eficientes
|
% Do parque automóvel com equipamentos de monitorização:
- 2010: 2%
- 2015: 20%
|
(1) Revitalização de Medida prevista no âmbito do PNAC
(2) Iniciativa dependente da criação de uma classificação energética dos pneus a nível europeu, com excepção das acções orientadas para a verificação da pressão dos pneus
Fonte: PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
Sem comentários:
Enviar um comentário