terça-feira, 5 de abril de 2011

Xarope para bronquite


Xarope para bronquite crónica e asma
10 Folhas de hortelã
2 Talos de agrião
1 Folha de guaco
1 Colher de chá de gengibre ralado
½ Copo de suco de acerola (180mg de vitamina C)
1 Colher de sopa de mel de eucalipto
5 Gotas de óleo de copaíba
2 Copos de água
Modo de preparo: as folhas de hortelã, agrião, guaco e gengibre devem ser preparadas na forma de chá por infusão, isto é, dois copos de água fervente, despejados sobre as plantas citadas. Abafar por 10 minutos. Num liquidificador, misturar o mel de eucalipto, o suco de acerola e o chá das ervas, adicionando ainda cinco gotas do óleo de copaíba.
Dose recomendada: tomar 20ml (um copinho de plástico, usado para cafezinho), várias vezes ao dia.
Principais elementos terapêuticos
Hortelã-pimenta: em virtude de seus óleos essenciais, é óptima para combater a bronquite e a asma.
Agrião: suas substâncias ajudam a expectorar, aumentando a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer o ataque de microrganismos
(por exemplo, o vírus da gripe).
Guaco: o óleo essencial desta planta age como um poderoso anti-inflamatório, principalmente do aparelho respiratório, agindo nos casos de gripe, tosses rebeldes, bronquites, rouquidão e coqueluche.
Copaíba: tem óleo essencial antibiótico natural e desobstrutivo das vias aéreas superiores.
Gengibre: age como agente anti-inflamatório e antibiótico, além de ser descongestionante das vias respiratórias, pela presença de alcalóides em sua composição.
Acerola: se você está preocupado com bronquite crónica, aumente a quantidade de vitamina C na sua alimentação, pois ela protege os pulmões dos danos provocados pela bronquite, situação em que as vias aéreas ficam inflamadas e bloqueadas por muco espesso, prejudicando a respiração.
Eucalipto: o mel de eucalipto actua sobre as mucosas, muito útil na bronquite aguda, por causa do cineol e outras substâncias que desobstruem e aliviam as mucosas dos pulmões.
O suco de abacaxi é anti-inflamatório, em virtude da bromelina, encontrada em sua polpa e no seu miolo.
Ajuda a desobstruir as vias respiratórias e tem ainda acção mucolítica, dissolvendo o muco ou o catarro dos pulmões, favorecendo a expectoração.
Tomar este suco de preferência à noite, sempre adoçado com mel, principalmente nos períodos em que as crises são mais frequentes ou durante uma crise asmática.
Fonte:100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário