sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pontas de cigarros envenenam os peixes

Pontas de cigarros envenenam os peixes
Estudo está publicado no «British Medical Journal»
2011-04-20
Autores do estudo, da Universidade de San Diego (EUA), utilizaram diferentes tipos de pontas de cigarros
As pontas de cigarros são prejudiciais para os peixes (tanto para os de água doce como para os de água salgada), revela um estudo agora publicado no «British Medical Journal». Como por ano são fumados 5,6 mil milhões de cigarros, as “beatas” tornam-se num dos resíduos mais comuns produzidos pela humanidade. Além disso, as pontas de cigarro demoram muito tempo a degradar-se e flutuam.

Os autores do estudo, da Universidade de San Diego (EUA), utilizaram diferentes tipos de pontas de cigarros: com mais ou menos quantidade de tabaco, apenas com filtros e sem restos de tabaco e com filtro e restos de tabaco fumado; isto para averiguar se os efeitos prejudiciais se concentram só no filtro ou também nos restos do tabaco.
Os cientistas puseram as pontas em água mineral e em água do mar durante 24 horas. Com o líquido obtido fizeram uma mistura diluída em seis concentrações diferentes, cada uma das quais dividiram em quatro. Nelas introduziram cinco peixes das espécies Atherinops affinis  (água salgada) e Pimephales promelas  (água doce).

Os autores submeteram os peixes a esse ambiente durante quatro dias e comprovaram que todos os tipos de beatas eram tóxicas para ambas as espécies. As mais prejudiciais foram as que tinham filtro e restos de tabaco fumado.

Metade dos peixes ficou doente ou morreu ao ser introduzido na solução de uma ponta de cigarro com filtro e restos de tabaco por um litro de água. Os resultados não foram tão maus com as pontas fumadas que não tinham restos de tabaco. A dose letal era de 1,8 pontas/litro para a espécie de peixe de água doce.

No caso das pontas compostas por um filtro novo – não fumado e sem tabaco – era necessário entre 5,1 e 13,5 pontas por litro para provocar danos aos peixes. Os autores acreditam que o filtro não utilizado também é tóxico para os peixes devido à cola utilizada para endurecer a celulose de que é feita esta parte dos cigarros.
 Fonte: Ciência Hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário