segunda-feira, 4 de abril de 2011

Suco contra anemia ferropriva


Anemia ferropriva
A anemia é bastante comum em crianças desnutridas e mulheres grávidas. Caracteriza-se pela redução na quantidade de oxigénio que o sangue é capaz de transportar. O ferro é um factor muito importante no combate à anemia, pois faz parte da formação da hemoglobina, componente do sangue que transporta oxigénio, ocasionando fraqueza, fadiga, depressão e sonolência. Uma boa sugestão para quem tem anemia, não é diabético nem está acima do peso é utilizar melado para adoçar os sucos, pois este é rico em ferro.

Abacaxi com cenoura
2 Cenouras grandes picadas
½ Litro de água
½ Abacaxi pérola picado
Adoçar à vontade
Modo de Preparo: bater no liquidificador e servir gelado. Decore a borda com cascas finas de laranja e pedacinhos de manga.

Frapê de goiaba, gostoso e nutritivo
2 Goiabas grandes, sem casca
½ Litro de leite desnatado
Modo de preparo: bater no liquidificador, adoçar a gosto e servir gelado.

Suco de maça
1 Maçã madura, sem casca e sem sementes
3 Copos de água de coco
6 Folhas de hortelã
Modo de preparo: adoçar e bater no liquidificador, servir com pedrinhas de gelo.

Milk-shake de maçã verde
1 Litro de leite desnatado
3 Bolas de sorvete de creme
2 Maçãs verdes picadas com casca
4 Folhas de hortelã Adoçar a gosto
Modo de preparo: bater no liquidificador por 3 minutos até formar um creme. Coloque uma rodela de maçã na borda do copo para decorar.
Principais elementos terapêuticos
Goiaba: Combate a diarreia e o câncer, por causa do tanino e do licopeno, presentes em sua composição. Vitaminas A, B2, C e Minerais: cálcio, ferro e fósforo. Calorias: 42.
Abacaxi: Fruta altamente digestiva, combate a prisão de ventre e é anti-inflamatória. Vitaminas: A, C, B1. Minerais: potássio, fósforo, selénio, ferro, magnésio e manganês.
Maçã: Ajuda a emagrecer, é antianémica e tem acção antiviral. É uma fruta versátil que pode ser usada tanto em pratos doces como salgados, e também ao natural. Vitaminas: A, B1, B2, C. Minerais: potássio, fósforo e magnésio.
Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

1 comentário: