sexta-feira, 8 de abril de 2011

Suco contra a colite


Colite
A colite é a inflamação do cólon. É também chamada colite ulcerativa ou doença inflamatória do intestino. É uma inflamação crónica que provoca ulcerações sangrentas no cólon e no recto, havendo uma necessidade quase contínua de evacuar. Em manifestações mais graves, a colite caracteriza-se por diarreias sangrentas e persistentes, acompanhadas de febre, mal-estar, perda de apetite, de peso e, como conseqüência, a anemia.
Na maioria dos casos, manifesta-se entre os 15 e os 30 anos de idade.
O suco de clorofila é importante para tratamento assim como frutas ricas em cálcio, pois previnem o câncer, que pode ocorrer pela constante irritação do cólon.
Suco para colite
20g de brotos de alfafa
½ Unidade média de papaia
1 Copo de chá de camomila
½ Banana média
1 Copo de água
Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.
Principais elementos terapêuticos
Alfafa: fornece vitamina K e clorofila, elementos necessários à cura.
Papaia: tem alto teor de vitamina A (beta-caroteno), necessária à regeneração do tecido. Contém papaína, que protege o estômago contra a acidez excessiva. A pepsina vegetal que ela contém, é um fermento digestivo e funciona tanto no estômago ácido como no trato intestinal alcalino, actuando contra a fermentação intestinal e na diminuição do suco gástrico. Nos casos de alimentação pesada, nos quais há quantidade excessiva de proteínas, esta fruta é também muito indicada.
Camomila: ajuda a limpar o cólon. Seus princípios amargos têm efeitos alcalinizantes na acidez e nos problemas digestivos.
Banana: alcaliniza o sangue, no caso de acidez do estômago, facilitando a digestão. Contém alto teor de potássio.
Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

1 comentário: