terça-feira, 12 de abril de 2011

Suco para a hipertensão


Hipertensão (pressão alta)
A força exercida pelo sangue sobre a parede das artérias é chamada de pressão arterial, podendo variar de intensidade. Quando a pressão está muito alta, recebe o nome de hipertensão.
A arteriosclerose e aterosclerose são precursoras da hipertensão. Como na aterosclerose, as artérias ficam obstruídas com placas de colesterol, torna-se difícil a circulação do sangue pelos vasos. Na arteriosclerose, as artérias ficam duras e constritas. Daí o sangue é forçado por uma passagem mais estreita, e a consequência é o aumento da pressão sanguínea.
O médico mede a pressão por intermédio de um aparelho chamado esfigmomanômetro e pode-se notar dois tipos de resultados. A pressão sistólica (pressão exercida pelo sangue quando o coração está bombeando) indica a pressão
alta ou não (acima de 18 por 11 é muito alta), e a pressão diastólica mede a pressão
quando o coração está descansando entre os batimentos. A normal deve ser 12 por 8; 11 por 7; 14 por 9. Quando estiver com o resultado 14 por 9 ou 16 por 9, a pressão está no limite, ou seja, hipertensão limítrofe.
A hipertensão muitas vezes é conseqüência do hábito de fumar, obesidade, stress, uso de estimulantes como café, algumas espécies de chás, drogas, sal, álcool e o uso de contraceptivos. Deve ser monitorada periodicamente por um médico.
Existem algumas alternativas naturais usadas como coadjuvantes no tratamento, como o óleo de alho, benéfico para diminuir a pressão sanguínea e baixar o colesterol, o suco de limão sem açúcar, além da lecitina, que emulsifica a gordura, melhorando o funcionamento hepático e ajudando a diminuir a pressão arterial. O germe de trigo (vitamina E) ajuda a melhorar o funcionamento do coração.
Suco para pressão alta ou hipertensão
Suco de 1 limão
2 dentes de alho
1 copo de água mineral
Adoçar a gosto
Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: tomar três vezes ao dia, entre as refeições.
Suco de laranja com babosa
Suco de 2 laranjas
50g de suco de babosa
Adoçar com stévia.
Principais elementos terapêuticos
Limão: o limão, em virtude da sua quantidade de potássio, age
beneficamente na hipertensão arterial.
Alho: tem acção antitrombótica. Os cardíacos medicados com óleo de alho após o enfarto tiveram 95,5% de ampliação na capacidade de registar o trombo (coágulo sanguíneo), no período de 21 dias, segundo uma publicação na revista médica americana Atherosckrosis Journal.
Babosa: possui acção anti-inflamatória similar aos esteróides como a cortisona. Tem acção coagulante, contém muito potássio e cálcio. Possui acção antibiótica e energizante, além de ser digestiva e nutritiva. Contém 18 dos 23 aminoácidos existentes.
Laranja: elimina o ácido úrico, combate a prisão de ventre e previne o câncer. Vitaminas: A, B e C. Minerais: potássio, iodo, cálcio, fósforo e selénio.
 Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

1 comentário: