quinta-feira, 21 de abril de 2011

Principais Vitaminas e doses recomendadas


Principais Vitaminas e doses recomendadas
Vitamina A (beta-caroteno): necessária para a boa visão e é anticancerígena, em virtude do fato de ser um excelente antioxidante. É convertida em beta-caroteno no organismo. Dosagem diária recomendada: 1.000ER.
Vitamina B1 (tiamina): protege contra a síndrome da morte súbita e controla a diabetes. A dose diária recomendada é de 1,0 a 1,5mg.
Vitamina B2 (riboflavina): essencial para a produção de energia do organismo. Dose diária: 1,2 a 1,7mg.
Vitamina B3 (niacina): melhor agente para reduzir o colesterol. Dose diária: 13 a
17mg.
Vitamina B5 (ácido pantatônico): dá energia para a produção de hormonas, ajuda a manter a vitalidade e evita o stress. A dose diária recomendada é de 10mg.
Vitamina C (ácido ascórbico): varredora de radicais livres. Fortalece o sistema imunológico. As pessoas que consomem têm menos probabilidades de desenvolver câncer. Dose diária é de 60mg. Os fumantes precisam de mais, porque cada cigarro destrói 25 a 100mg da vitamina.
Vitamina K: previne sangramentos internos, hemorragias. Reduz o fluxo menstrual excessivo e promove coagulação sanguínea adequada. As necessidades diárias são satisfeitas pela dieta que fornece apenas 1mcg, sendo o restante fornecido pela síntese bacteriana.
 Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário