quarta-feira, 6 de abril de 2011

Suco para cálculos renais


Cálculos renais
As pedras nos rins são formações à base de fosfatos e oxalatos de cálcio e cristais de ácido úrico. Se localizam nos condutos internos dos rins em formas de pequeníssimas pedras. Quando elas se desprendem e obstruem o caminho da urina, na uretra, causam uma dor intensa que pode levar até mesmo ao desmaio.
Causas: pode ser em conseqüência do uso exagerado de leite, água mineralizada, excesso de cálcio na alimentação. As pessoas com cálculos renais devem tomar de dois a três litros de água diariamente.
Suco para cálculos renais
100ml de acerola ou camu-camu
10g de germe de trigo
100ml de babosa
10g de quebra-pedra
Modo de preparo: fazer o chá por infusão de quebra-pedra (iOg para 1 copo de água), misturar com os outros ingredientes e tomar durante o dia.
Suco diurético, que evita a formação de pedras nos rins, ajudando a eliminá-las.
1 Colher de sopa de folhas de trigo-sarraceno
2 Ramos de quebra-pedra
1 Colher de sopa de brotos de alfafa
1 Folha de couve
2 Folhas de repolho
½ Cenoura
1 Copo de água
Modo de preparo: preparar o suco, passando as cenouras, a alfafa, a couve e o repolho pela centrífuga. Em seguida, faça o chá por infusão das folhas de trigo e quebra pedra, com 2 copos de água fervente. Abafe por 10 minutos e deixe esfriar. Misturar, então, ao suco.
Dose recomendada: tomar 5 a 6 copos ao dia, longe das refeições.
Principais elementos terapêuticos
Acerola ou camu-camu: riquíssimos em vitamina C, ajuda a diminuir a acidez da urina, evitando a proliferação de bactérias.
Germe de trigo: contém vitamina B6, que ajuda a controlar a produção de oxalato de cálcio e tem uma acção desintoxicante.
Trigo-sarraceno: combate o excesso de colesterol e contém vitaminas A,
E e B, é rico em ácidos graxos insaturados (linoléico).
Alfafa, repolho e couve: têm acção sobre a formação de cálculos ou pedras nos rins.
Cenoura: além de possuir beta-caroteno, possui magnésio; que reduz a absorção de cálcio e vitamina C, e ajuda a acidificar a urina. A maioria dos cálculos não se forma com urinas ácidas. Ela também tem o poder de proteger as mucosas.
Quebra-pedra: como seu nome já diz, ajuda a dissolver areias e cálculos renais. Pesquisas feitas pela Escola Paulista de Medicina confirmam esta propriedade.
 Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais / Lelington Lobo Franco.
— São Paulo: Elevação, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário