quinta-feira, 9 de junho de 2011

Portugueses apresentam solução inovadora


Portugueses apresentam solução inovadora
Clima: Aquecimento global resolve-se com acordos locais e regionais
Dois investigadores portugueses propõem um "modelo inovador" para resolver o problema do aquecimento global, defendendo acordos locais e regionais no lugar de cimeiras mundiais, ideia que será publicada esta segunda-feira na prestigiada revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
O artigo é da autoria de Francisco Santos e Jorge Pacheco, do Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho, e sugere “inequivocamente a 'escala' em que se deve discutir o futuro do planeta: em vez de cimeiras mundiais, envolvendo a participação de (quase) todos os líderes, o modelo demonstra claramente que serão os acordos locais e regionais, aqueles que, ao articularem grupos mais pequenos, se revelarão mais eficientes na promoção da coordenação entre pares".
Para estes investigadores, "o problema do aquecimento global constitui um dos desafios mais importantes que a humanidade alguma vez enfrentou. É susceptível de ser abordado das mais variadas formas, entre outras de um ponto de vista tecnológico ou de um ponto de vista social".
Nesta última vertente, "a teoria de jogos mostra que o problema do aquecimento global constitui um denominado dilema de bem público (um planeta sustentável), cuja concretização requer a contribuição (cooperação) da maioria dos participantes envolvidos, ou seja, de todos nós".
Segundo o resumo do artigo, "o problema do aquecimento global representa um jogo ao qual não podemos escapar e que, infelizmente, não nos podemos dar ao luxo de perder, dado estar em causa a nossa sobrevivência enquanto espécie".
Fonte: C.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário