quinta-feira, 2 de junho de 2011

Geórgia do Sul: ilha antártica tem biodiversidade incrível



Receba nossos novos artigos por email gratuitamente. São mais de 300 mil assinantes:
Por Natasha Romanzoti em 26.05.2011 as 19:45RSS RSS Feeds

Cientistas fizeram uma descoberta muito importante para o meio ambiente: segundo eles, uma ilha subantártica e suas águas circundantes parecem ainda mais ricas em espécies de animais marinhos que as lendárias Ilhas Galápagos.
A South Georgia (em português, Geórgia do Sul), uma ilha de cerca de 170 quilômetros de comprimento e mais de três vezes o tamanho de Hong Kong, localizada no oceano antártico, é a mais meridional das águas dos oceanos do mundo.
Oliver Hogg, ecologista marinho, brinca: “Parece que um gigante pegou os Alpes e os colocou no meio do oceano antártico”.
A nova pesquisa mostra que as centenas de ilhas são a morada de muitas espécies marinhas, algumas não encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Os pesquisadores realizaram o primeiro estudo detalhado das criaturas marinhas na zona da plataforma continental em torno da Geórgia do Sul, uma região que abrange cerca de 44.000 quilômetros quadrados.
Eles analisaram mais de 25.000 registros que datam de mais de 130 anos, coletados em cruzeiros científicos, navios de pesca e por mergulhadores em torno da ilha. Hogg conta que, em novembro passado, mergulhadores experientes conduziram a maior exploração das águas da Geórgia do Sul, enfrentando condições de zero grau Celsius para coletar amostras das águas do norte da ilha.
A pesquisa demonstrou que a Geórgia do Sul e as ilhas circundantes são a área mais rica em vida marinha no oceano antártico. Com base em dados atuais, o local apoia muito mais espécies do que Galápagos e Equador juntos. Durante a época de reprodução, abriga a mais densa massa de mamíferos marinhos na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário