sábado, 5 de março de 2011

Pólen e plantas

·         A chicórium intybus ou chicória é uma erva robusta e azulada que pode alcançar 1 metro de altura, floresce entre Julho e Setembro e o seu pólen tem espinhos o que facilita a adesão dos insectos, que conseguem assim polinizá-la melhor.
·         “As margaridas gigantes (Crysanthemum vulgare) crescem entre Maio e Setembro em climas amenos. As anteras ou órgãos masculinos produtores de pólen depositam-no ao alcance dos insectos polinizadores ou expõem-no ao vento para ser disperso, o pólen chega assim ao estilete, a parte feminina da flor onde se forma um tubo polínico, nessa altura, o estilete torna-se mais comprido, empurrando o pólen para dentro. A extremidade do tubo polínico alcança os óvulos femininos, os primórdios seminais, e produz-se a fecundação.
·         A onagra ou Oenothera biennis planta de cor amarela semelhante a uma tulipa é originária da América do Norte que cresce agora um pouco por toda a Europa foi utilizada durante séculos como sedativo para dores menstruais e problemas de pele, os seus grãos de pólen exsudam um líquido pegajoso, a viscina, que ajuda os insectos durante a polinização.
·         Os pólenes da Epilobium angustifolium, ou epilódio, voam em grupos de 4 e contêm os gâmetas masculinos, se um deles cair na parte feminina de uma flor fertiliza o óvulo, depois este desenvolve-se para formar uma semente.
·         A flor do maracujá conhecida por flor da paixão ou passiflora (Passiflora incarnata), tem aplicações medicinais para tratar a insónia e o nervosismo. O seu grão de pólen tem a forma de uma bola de ténis com três sulcos germinais que dividem a parte exterior e atraem insectos que pretendam polinizá-la.
·         O dente de leão ou Taraxacum officinale, abundante em todos os campos e pradarias de clima temperado, floresce na Primavera e no Verão o seu pólen tem espinhos sobre a sua superfície porosa.
·         A casca-de-anta ou Drimys winteri é uma árvore sempre verde que dá plantas com cerca de 7 pétalas e interior amarelo-esverdiado, que vive nas florestas do Chile e Argentina tem pólen agrupado em 4 grãos e o seu córtex tem taninos que repelem os insectos comedores de madeira.
·         O cacto Echinopsis originário do norte da Argentina precisa de pouca água e muita luz, as flores são laranja e o seu pólen tem as paredes com saliências.
·         O acer plátano ou Acer pseudoplatanus é uma folha caduca que pode atingir os 20 ou 30 metros na Europa e Ásia, o pólen tem simetria triangular, áspera e rugosa.
Ganchos e fibras pegajosas servem para aderir aos animais que procuram comida, cores brilhantes e aroma atraem insectos.
1 em cada 6 pessoas é alérgica ao pólen. FonteSuper interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário