sábado, 5 de março de 2011

Narvais e os inuit

Narvais, os cetáceos unicórnios:
Monodon monoceros ou narvais que vivem nos mares do Pólo Norte submersos em grutas no gelo durante o Inverno, voltam á superfície no Verão e servem de alimento e fonte de marfim aos inuit, um povo do Árctico canadiano. O muktuk como os inuit chamam á pele destas baleias é gordurosa e muito rica em vitamina C, o seu dente que usam para rituais de acasalamento e que só os machos têm pode atingir cerca de 3m e é vendido a 85€ cada 30cm.
Segundo os relatórios caçam-se no Canadá cerca de 500 narvais por ano mas muitos mais morrem nas águas, no Árctico vivem cerca de 40 a 70 mil, no Oeste da Gronelândia a população de narvais passou de 10.500 em 1986 para 1500 em 2003 o que levou a que o governo limitasse a 385 por ano o número de narvais permitidos caçar.[esqueci de mencionar que os cetáceos voltam á superfície, de 20 em 20 minutos para respirar].
Fonte: Super interessante.

2 comentários:

  1. Sera que a vitamina e realmente a C,porque a C não e encontrada em animais, que eu saiba.

    ResponderEliminar
  2. "...narvais que vivem nos mares do Pólo Norte submersos em grutas no gelo durante o Inverno, voltam á superfície no Verão..."

    Esta pérola é de morrer de riso. Se um narval ficar submerso numa gruta durante o inverno, no mínimo não volta à superfície no Verão, porque morreu afogado. O narval é um cetáceo, um mamífero marinho, e como tal precisa de vir à superfície respirar, e as suas imersões podem ir até aos 15 a 20 minutos. Cada uma...

    ResponderEliminar