domingo, 13 de março de 2011

CFC e acção na camada de ozono.

 Clorofluorcarbonetos ou CFC e acção na camada de ozono.

Denomina-se clorofluorcarboneto, clorofluorocarboneto ou clorofluorcarbono (CFC) o grupo de compostos pertencente à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações destacam-se o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
São derivados dos hidrocarbonetos saturados obtidos mediante a substituição de átomos de hidrogénio por átomos de cloro e flúor.
Exemplos de CFC são:
• CFCl3(CFC-11                                                                                                                             •CF2Cl2 (CFC-12)
• C2F3Cl3 (CFC-113)       
• C2F4Cl2 (CFC-114)            
• C2F5Cl (CFC-115)                    
Imagens: moléculas de CFC.
Camada de Ozono
A camada de ozono situa-se a cerca de 25, 26 km acima da superfície da terra onde grandes correntes de ar horizontais, espalham os gases em todas as direcções.
Quando começou a ser utilizado, o freon, o mais conhecido CFC, parecia a solução perfeita aos problemas da refrigeração, por não se dividir e não causar danos aos seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amónia.
Porém, actualmente descobriu-se que os CFC sofrem fotólise quando submetidos à radiação UV, ultravioleta, dividindo-se na altura da camada de ozono onde a presença desse raios são constantes:
Esquema – 1·                      F           Luz                  F
                                               |             U.V.               |
                                      Cl - C – Cl -----------àCl – C . . Cl (livre)
                                                |                                     |
                                               Cl                                  Cl
O Radical Livre Cloro que se forma, logo reage com o Ozono (O3), o decompondo em O2 (Oxigénio Gasoso) e OCl (Monóxido de Cloro):
Esquema – 2                      Cl + O3 àO2 + OCl
O OCl então pode reagir com outra molécula de O3, formando duas moléculas de O2 e deixando o Radical Livre Cl pronto para repetir o ciclo reaccional:
Esquema – 3                       OCl + O3à2O2 + Cl
Em Resumo:
Esquema – 4                       Cl + Luz U.V. + 2O3à 3O2 + Cl

O Ciclo prossegue até que o cloro se ligue a uma substância diferente de O3 que forme uma substância resistente à fotólise ou uma substância mais densa (que leve o Cl da camada de ozono para uma mais baixa) como o O2:
A entrada de raios UV na atmosfera causando grandes problemas como o câncer de pele, catarata, diminuição do fito plâncton e redução das colheitas.

Protocolo de Montreal
A restauração da camada de ozônio ocorre naturalmente, porém de forma lenta, e o ritmo da destruição actual não permite a plena restauração. O Protocolo de Montreal foi firmado pela maioria dos países do mundo com o objectivo de, aos poucos, extinguir a produção destas substâncias, através da substituição por outras menos nocivas.
O Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio é um tratado internacional em que os países signatários se comprometeram a substituir as substâncias que se demonstraram nocivas ao ozônio (O3) na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera).
O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989.
Foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido à grande adesão mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos...”.
Em comemoração, a ONU declarou a data de 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono.

Emissões de gases CFC
Esta é a lista da diferença das emissões de gases CFC entre 1990 à 2004 dos principais poluidores segundo a ONU.

País
Diferença entre as emissões de CFC
(1990-2004)
Objectivo da União Europeia para 2004
Obrigação do tratado 2008-2012
Alemanha
-17%
-21%
-8%
Canadá
+27%
Não assinado
-6%
Espanha
+49%
-15%
-8%
Estados Unidos
+16%
Não assinado
Não assinado
França
-0.8%
0%
-8%
Grécia
+27%
-25%
-8%
Irlanda
+23%
-13%
-8%
Japão
+6.5%
Não assinado
-6%
Reino Unido
-14%
-12.5%
-8%
Portugal
+41%
-27%
-8%
Outros 15 países da U.E.
-0.8%
Não assinado
-8%

Alternativas
Existem hoje vários projectos para diminuir a utilização dos CFC, mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração. Uma das alternativas tem sido os hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), haloalcanos em que nem todos os hidrogénios foram substituídos por cloro ou flúor. Seu impacto ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outra alternativa é os hidrofluorcarbonetos (HFC) que não contêm cloro e são ainda menos prejudiciais à camada de ozônio, porém apresentam alto potencial de aquecimento global, ou seja, eles contribuem para o efeito estufa.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário