sábado, 19 de março de 2011

14 Dicas para proteger o Ambiente

14 Dicas para proteger o Ambiente:

Agricultura – As novas estratégias de produção integrada são um método inovador, racional e controlado que permitem melhorar a qualidade, proporcionar segurança alimentar e contribuir para o equilíbrio ecológico do meio Ambiente. Em protecção integrada, o combate às pragas e doenças das árvores baseia-se na utilização de meios de luta cultural, biotécnica (atractivos) e biológica (utilização de insectos e outros organismos auxiliares) alternativa ao uso de pesticidas. Desta forma é respeitado o ciclo natural da vida, o Ambiente e a saúde de todos nós.
Água – É um bem precioso. Como não é uma fonte inesgotável temos a obrigação de poupá-la e a preservar de todos os agentes de poluição. Não permita que as torneiras pinguem; enquanto faz a barba ou escova os dentes feche a torneira; quando toma banho de chuveiro reduza em 1 minuto o tempo que tem a torneira aberta. Vai ver que resulta e notará a diferença na factura mensal da água.
Animais – Todos gostam de ter animais em casa. Mas os passeios e espaços verdes não podem ser o W.C. do cão. Os dejectos (esquecidos) nos locais públicos põem em perigo a saúde de todos nós. Colabore e nunca os abandone…
Autoclismos – Se não possuir um regulador de nível pode colocar no interior uma garrafa de 1,5 Lt. cheia de água. Poupará assim 1,5 Lt. de água em cada descarga.
Canetas dermatográficas e marcadores – Quando precisar de adquirir estes materiais opte por aqueles que se podem encher quando estiverem gastos. Há de todos os tipos: permanentes, secos para quadros cerâmicos (brancos), etc. Procure-os nos expositores ou peça-os ao funcionário. Vai poupar algum dinheiro e não produz lixo!
Decomposição – Num cantinho do seu quintal, junte num monte as folhas das árvores, a relva, as cascas da fruta, de legumes e dos ovos, as borras de café, as aparas de madeira, a cinza, o estrume de herbívoros e aves, etc. De vez em quando vá remexendo esta pilha de composto para que possa arejar. Desta forma não está só a reciclar, como está a produzir um excelente húmus e a diminuir a necessidade de utilizar adubos químicos.
Computador – Actualmente todos os computadores estão equipados com sistemas de utilização de baixo consumo (Energy Saver). Contudo o software que utiliza permite ainda fazer algumas habilidades energéticas. No ambiente de trabalho, seleccione: o meu computador; painel de controlo; e gestão de energia; depois escolha o modo desligar o monitor ou/e o disco rígido. Desta forma poupa energia e preserva o seu equipamento informático.
Detergentes – A maioria dos detergentes contêm fosfatos e outros químicos ricos em fósforo. Servem para amaciar a água e evitar que as partículas de sujidade voltem a aderir á roupa. Porém quando chegam aos rios e lagos provenientes dos esgotos, eles passam a ser fertilizantes que aumentam a proliferação de plantas. Quando estas morrem, ao serem decompostas por bactérias, são utilizadas grandes quantidades de oxigénio que faz falta a outras plantas e animais, que assim podem morrer nos rios e lagos. Comece a utilizar detergentes sem fosfatos (fósforo) e a reduzir a quantidade que usa em cada lavagem, a eficácia é a mesma!
Frigorífico – Este é o electrodoméstico que mais consome, na sua casa, cerca de 30%. Mantenha o frigorífico e congelador a temperaturas correctas (5°C e -18°C respectivamente). Se a temperatura estiver apenas 6°C abaixo do necessário, o consumo de energia aumentará 25%. Se o seu frigorífico não dispõe de termómetro, trate de adquirir um. Limpe anualmente, com cuidado, as espirais do condensador. Mude os alimentos do congelador para o frigorífico um dia antes de os utilizar, está assim a efectuar uma boa descongelação e a arrefecer o frigorífico substituindo, em parte, o trabalho do motor. Quando adquirir um electrodoméstico opte por um que seja mais eficiente.
10ªMedicamentos – A indústria farmacêutica, as empresas distribuidoras de medicamentos e as farmácias organizaram o sistema Valormed para melhorar a gestão de resíduos de embalagens, de medicamentos e de medicamentos fora de prazo ou fora de uso. Quando os medicamentos ultrapassam o prazo de validade ou quando o seu consumo foi suspenso por indicação médica, não os coloque no lixo. Entregue estes produtos na farmácia, informe-se e colabore!
11ªPlantas – Um estudo efectuado pela NASA provou que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do Ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Coloque plantas em todas as salas na seguinte proporção: Uma planta de 1,2 a 1,5 metros de altura por cada 10 m2 de área. Deve escolher a planta adequada á luminosidade da sala.  
12ªTabaco – Talvez não saiba que o poluente mais comum dos recintos fechados é o cigarro. Mas sabe que fumar provoca doenças cardiovasculares e que os fumadores morrem prematuramente. Se for fumador e quiser continuar a fumar não se esqueça que as pessoas que trabalham consigo ou os seus familiares e amigos podem não ter a mesma (má) opção e, naturalmente recusarem-se a respirar o fumo dos seus cigarros.
13ªRoupa, livros e revistas – Quando já não precisar de algumas roupas, cobertores, livros e revistas não os deite fora. Entregue estes materiais separados e acondicionados a instituições que procedem á sua recolha e distribuição por famílias carenciadas. Algumas autarquias têm contentores próprios para a recolha de roupas, por exemplo.

14ªPneus – Já existem em Portugal empresas que já se dedicam á reconstrução (reciclagem) de pneus, não se trata da velha técnica de recauchutagem, é muito melhor… Se optar por estes pneus está a preservar o meio ambiente e a poupar algumas dezenas de euros. Verifique periodicamente a pressão dos pneus e o alinhamento da direcção. Assim aumentará a duração dos pneus e diminuirá o consumo de combustível. Não se esqueça de alternar os seus pneus a cada 10 mil quilómetros.    

Fonte: Excerto de trabalho – Web.

Sem comentários:

Enviar um comentário