quarta-feira, 9 de março de 2011

Mais sobre icebergs

Mais sobre icebergs:

Os icebergs sobressaem normalmente entre 1 e 75 metros acima da superfície da água e pesam entre 100 e 200 toneladas, o mais alto jamais avistado foi encontrado no Atlântico Norte e media 168 metros, o equivalente a um edifício de 56 andares.
Os mais rápidos do mundo são os icebergs da Terra Nova (Canadá), movem-se a uma velocidade média de 7 quilómetros por ano.
Quando um iceberg derrete soa como uma aspirina efervescente gigante devido ao rebentamento de milhões de pequenas bolhas de ar encerradas no gelo.
Os maiores icebergs do planeta são os que se soltam da Barreira de Gelo de Ross na Antárctida, o chamado B-15 (foto) media 295 quilómetros de comprimento e 37 de largura.
Um lençol de gelo pode durar até 12 anos, mas a maioria não dura tanto, tudo depende do seu tamanho e do movimento das correntes marinhas tropicais, os mais pequenos derretem mais depressa, um lençol de gelo com 100 metros de comprimento leva quase seis meses a derreter em águas á temperatura de 1 ºC, mas apenas 2 semanas a 15 ºC.
Além de pinguins os icebergs transportam todo um ecossistema flutuante, estão cheios de vida animal e vegetal microscópica que se reproduz e forma uma sopa de nutrientes em torno do gelo, á medida que este se vai derretendo. Alguns icebergs possuem inclusivamente lagunas interiores subterrâneas, as quais têm os seus próprios habitantes.
 Fonte: Super interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário