sábado, 5 de março de 2011

Alterações climáticas

 Alterações climáticas:
·         Glaciares alpinos - até ao final do século a cordilheira alpina poderá perder entre 80 e 100% dos seus glaciares.
·         Oceanos Atlântico e Pacifico – a temperatura da água nos trópicos subiu quase um grau no último século, em 35 anos duplicou o número de furacões (ex. Florida, E.U.A.)
·         China – se mantiver o seu ritmo de crescimento actual emitirá em 2009 mais dióxido de carbono que os Estados Unidos.
·         África – As neves perpétuas das montanhas próximas do equador estão a recuar, é possível que desapareçam nos próximos 20 anos.
·         Oeste dos EUA – As elevadas temperaturas da Primavera fizeram disparar os fogos florestais, nota-se que a estação seca está mais longa e mais quente.
·         Norte do Mar de Bering – Nas suas migrações, as baleias como a corcunda viajam cada vez mais para norte á medida que aumenta a temperatura do mar.
·         Antárctida – Os organismos antárcticos são muito sensíveis às alterações dos parâmetros ambientais do continente gelado, um lugar de grande interesse para o seguimento deste fenómeno, nota-se que desde a década de 70 a temperatura do ar subiu 2 graus.
·         Gronelândia e Pólo Sul – Todos os anos são libertados no mar 20 mil milhões de toneladas de água como consequência da perda da camada gelada destas 2 regiões. Na Gronelândia o gelo desaparece a um ritmo 3 vezes superior que há apenas 5 anos.
·         Regiões árcticas – Durante o mês de Agosto do ano passado apareceram na camada de gelo que cobre o Oceano Árctico fissuras e quebras superiores á área da Península Ibérica o que indica, segundo especialistas, um marcado aumento de temperatura.
·         Suécia – As autoridades deste país escandinavo querem que a sua economia seja a primeira do mundo não dependente do consumo de combustíveis fósseis em grande escala e querem-no fazer num tempo recorde de apenas 15 anos.
·         Reino Unido – Várias investigações mostram que das 300 espécies de animais estudadas cerca de 80% estão a alargar para norte os limites dos seus habitats, além disso nos últimos 40 anos aumentaram os episódios de chuvas intensas e cheias.
·         Europa continental – A Primavera chega cerca de 6 a 8 dias mais cedo do que surgia em 1970, um estudo de 542 espécies de plantas mostra que de 78% florescem e dão fruto mais cedo, também as aves migratórias o fazem todos os anos mais para norte.
·         Sibéria setentrional – Á medida que derretem os lagos na zona de permafrost em que a temperatura do solo é inferior á da congelação da água, libertam-se grandes quantidades de metano que é um gás que causa também o efeito de estufa.
·         Corrente do Pacífico – Os fluxos de ar que impulsionam os ventos alísios que regulam o clima da Américo do Sul até ao Sueste Asiático podem estar a ficar debilitados.
·         América do Sul – Os glaciares descongelam e podem desaparecer em 25 anos sendo que a escassez de água potável pode atingir as populações da Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, Equador, Argentina e da Bolívia.
·         Himalaias – No tecto do mundo a espessura de neve e da camada de gelo na zona mais oriental reduziu cerca de 30% desde 1970 o que pode provocar graves inundações num futuro próximo.
      Fonte: Super interessante


Sem comentários:

Enviar um comentário