domingo, 6 de março de 2011

Doenças dos corais e soluções

Doenças dos corais e soluções:

·         Doença da banda amarela – Não foi identificado o agente patogénico que a causa, deixa marcas na forma de anéis amarelos.
·         Doença branca das Caraíbas – De origem bacteriana deixa a descoberto o esqueleto calcário do coral devido ao aumento da temperatura da água.
·         Aspergilose – Provocada pelo fungo Aspergillus sydowii, alguns corais estão a desenvolver alguma resistência.
·         Síndroma branco – Destrói o exterior do coral, tem causa desconhecida e está presente na Grande Barreira, Hawai e nas Marshall.

O projecto SECORE serve para minimizar esta crise, conseguir a reprodução sexual dos corais é uma tarefa delicada, uma vez recolhidos os gâmetas nas grandes desovas lançadas directamente no mar usam-se incubadoras que servem para conservar organismos muito frágeis como o Acropora palmata uma espécie das Caraíbas cuja população diminuiu em cerca de 90% nos últimos anos, uma vez conseguida a fertilização as larvas são levadas para centros de investigação, neste caso opta-se pelos EUA pois convém que a viagem seja breve, ali estuda-se o seu processo de crescimento que inclui reproduzir parâmetros como: as condições da água, a alimentação e iluminação do seu ambiente natural.
A cerca de 360km do mar mais próximo em plena Madrid uma equipa de técnicos e investigadores do Zoo- Aquarium trabalham num local onde se tudo correr bem, prosperarão várias colónias de delicadíssimos corais, fazem parte do projecto SECORE, iniciativa internacional cujo objectivo é obter através da reprodução sexual população geneticamente viável destes organismos tarefa importante pois a saúde dos corais é um indicador do estado dos mares.
A alga zooxantela está presente em quase todos os corais na verdade ela é responsável por 90% das necessidades energéticas dando aos pólipos derivados de carbono produzidos através da fotossíntese e apresenta várias cores como cinzento, azul ou verde. Porém a zooxantela não tolera o calor, algumas espécies não aguentam sequer a variação de 1 grau e fogem das suas moradas de carbonato deixando-as vulneráveis a doenças a estratégia é simples e consiste em injectar nos corais uma espécie de zooxantela mais tolerante ao calor ou simplesmente injectar outras micro-algas resistentes ao calor.

Enquanto isso, pescadores do Bali extraem corais para um complexo hoteleiro.
 Fonte: Super interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário