sexta-feira, 18 de março de 2011

Florestas petrificadas

Florestas petrificadas:

Tal como indica o nome, as florestas de pedra são constituídas por enormes pedras cilíndricas ou em forma de pirâmide, que foram noutros tempos troncos de árvores gigantescas. Produto do processo de fossilização, este começa com a morte do organismo e decomposição das partes moles, depois os compostos orgânicos mais resistentes são lentamente substituídos por outros inorgânicos que se encontram no meio circundante como: calcite, sílica, pirite, fosfatos, cálcio, carbono. O intercâmbio é tão preciso que conservam muitas vezes as formas primitivas, no caso das árvores podemos até distinguir os anéis de crescimento em troncos petrificados.
Tronco fóssil – A origem das florestas arcaicas teve inicio há milhões de anos, na era primária durante o Carbonífero, período este em que a Terra estava coberta de grandes bosques.
Quando uma massa arbórea ficava sepultada no lodo após cheias, tempestades de areia ou chuvas de cinzas vulcânicas produziam-se as condições anaeróbias (sem oxigénio) e de pressão necessárias para a fossilização. Os componentes orgânicos do vegetal como a lenhite e a celulose foram substituídos por carbono e minerais da água que se infiltrava através dos sedimentos e suas fissuras. Existem florestas petrificadas por todo o planeta: na Patagónia argentina, na ilha de Axel Heiberg (Canadá), no Chennai (Índia), na costa de Catlins (Nova Zelândia), entre outros. Nos Estados Unidos as principais encontram-se no Utah, no Arizona e no estado de Washington. A maior fica situada na ilha grega de Lesbos, com uma extensão de 150 quilómetros quadrados e troncos de 22 metros de altura.
Já em 2007 foi descoberta uma floresta arcaica de 16 ciprestes da espécie Taxodium distichum em Bukkabrany, no norte da Hungria. Estes ciprestes ficaram sepultados após uma tempestade de areia á cerca de 8 milhões de anos, protegidos da decomposição não ficaram fossilizados e portanto não se pode considerar uma floresta petrificada.
Fonte: Super interessante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário