segunda-feira, 7 de março de 2011

O mosquito – tigre

O mosquito – tigre.

Originário das florestas asiáticas este mosquito de cor vermelha e pintas brancas sobre negro propagou-se a todo o globo e tornou-se uma ameaça para a saúde.
A picada do Aedes albopictus causa dor e pode transmitir doenças já que o organismo dele é compatível até 12 tipos diferentes de vírus já identificados o mesmo adapta-se bem a vários tipos de clima, viajou da Ásia através das rotas de transportes de turismo ou mercadorias para:
EUA em 1950, dali para América do Sul, em 1986 foi detectado no Brasil, México em 1993, em 1995 chega às Honduras, El Salvador e Guatemala, em 1998 Argentina, Colômbia e Paraguai, em 2002 Panamá e Nicarágua em 2003. Confirmado também nos Camarões, Guiné Equatorial, Nigéria e Gabão, em 1979 foi detectado na Albânia (Continente Europeu) e a partir de 1990 viajou para Itália, Suíça, sul de França, Croácia e ex - Jugoslávia, e Espanha em 2004.
A fêmea põe até 80 ovos de uma vez que sobrevivem mesmo em ambiente seco já que o seu metabolismo diminui até que volte a humidade, de origem chinesa o bambu ornamental costuma transportá-lo, em 2006 causou epidemia na Índia e na ilha de Reunião a leste de Madagáscar no Índico de febre, urticária e dores articulares, em 2002 a ilha havaiana de Maui teve de enfrentar um surto de dengue que causa febre, dores musculares e hemorragias.
Aconselha-se:
A cobrir a pele já que a picada só perfura tecidos finos, usar mosquiteiros nas janelas, insecticidas, repelentes também são eficazes os aparelhos de ultra-sons não resultam, a picada pode ser tratada como outra do mesmo tipo, se o ferrão estiver cravado deve-se retirar com um cartão e não com pinças para evitar que penetre mais veneno, deve-se aplicar gelo e um anti-histamínico antes de consultar um médico. Note-se que o mosquito ataca alvos em movimento. Também pode transportar o vírus do Nilo. O tipo aedes aegypti entre outros Aedes ou odiosos, do grego, são os seus primos pretos, são os principais vectores de doenças.
Fonte: Super interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário