domingo, 10 de julho de 2011

Novas formas de vida em censo marinho:


 Marrus orthocanna
1.       O sinóforo – Marrus orthocanna, foi descoberto nas águas do Árctico. O aparelho digestivo de cor alaranjado torna-se perceptível sob tecidos gelatinosos transparentes, tem pólipos cheios de gás que usa para nadar, capturam crustáceos e pequenos peixes.
2.       Kiwa hirsuta – Com braços compridos e peludos, este é o caranguejo mais estranho do mundo, mede 15 centímetros com as pinças estendidas. Foi encontrado a 1500 quilómetros da ilha de Páscoa.
3.       Estrela-do-mar – Com 10 braços alaranjados, foi encontrada a grande profundidade e são conhecidos cerca de 2000 destes equinodermes.
4.       Alforreca – Aequorea macrodactyla, foi fotografada no mar das Celebes, entre as Filipinas e a Indonésia, pode tornar-se na rainha do oceano se os humanos continuarem a perseguir e explorar a sua fauna.
5.       Alforreca – Do género Aulacoctena, habita nas bacias profundas do Árctico tem cerca de 15 centímetros e não se vêm os finos tentáculos que chegam a medir 1 metro de comprimento.
6.       Peixe – Exemplar raríssimo do género Barathronus tem corpo gelatinoso e foi encontrado a 700 metros de profundidade.
7.       Verme – Parece um crustáceo enrolado mas pertence á classe dos poliquetos que prosperam nos fundos, ao largo da ilha do Lagarto em Queensland (Austrália).
8.       Caracol marinho – O Cyphoma gibbosum tem uma pele com padrão leopardo e vive nos fundos de águas límpidas da ilha do Grande Caimão (Caraíbas), é um mesogastrópode.  
9.       Lagostim – Com apenas um par de milímetros este apresenta grandes pinças em relação ao corpo descoberto nas águas do Hawai, desconhece-se a utilidade das pinças.
10.   Estrela-do-mar – A Nardoa rosea encontrada na Grande Barreira de Coral australiana, perto da ilha de Heron, tem 5 braços e possui cores que vão do amarelo ao castanho.
11.   Lula – O Histioteuthis bonelli, natural do Atlântico é um cefalópode que vive entre os 500 e os 2000 metros, quando estende o manto pode chegar aos 33 centímetros.
12.   Estrela-do-mar – As estrelas do género Macroptychaster capturados na Antárctida, podem alcançar 1 metro de diâmetro.
13.   Pargos – O género Lutjanus kasmira exibem uma cor verde intensa (fluorescente).
O primeiro censo marinho global vai ser divulgado em Outubro de 2010, mas já foram catalogadas 17.650 novas espécies.
 Fonte: Superinteressante

Sem comentários:

Enviar um comentário