terça-feira, 12 de julho de 2011

Assunção Cristas defende crescimento sustentável da economia e eficiência energética

12.07.2011
Lusa, PÚBLICO

O desenvolvimento sustentável e a eficiência energética devem manter-se como prioridades na União Europeia, defendeu hoje a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no Conselho Informal de ministros do Ambiente europeus, na Polónia.
Uma vez que o Ambiente e a Agricultura estão agora no mesmo ministério, Assunção Cristas afirmou ainda que Portugal está empenhado numa abordagem integrada e complementar do território e dos seus recursos naturais.  

Quanto à política ambiental, a ministra centrou a sua intervenção na adaptação às alterações climáticas - dando relevo à necessidade de maior sensibilização e comunicação a todos os níveis -, nas negociações internacionais e na 17ª Conferência de Alterações Climáticas em Durban (África do Sul, no final deste ano), onde serão discutidos temas como a concretização dos Acordos de Cancun e o futuro do Protocolo de Quioto. Assunção Cristas encontra-se em Sopot, na Polónia, a participar no Conselho Informal de Ministros do Ambiente da União Europeia, que termina hoje. 

Segundo a presidência da União Europeia (UE), a cargo da Polónia (de 1 de Julho a 31 de Dezembro), este conselho informal de ministros pretende “debater as questões relacionadas com a política europeia, como a protecção do Ambiente até 2020 e estratégias de adaptação às alterações climáticas.

De acordo com o programa da Polónia para a UE, a protecção da Biodiversidade é outra das suas prioridades. Nestes meses de trabalhos, a meta é criar mecanismos para evitar a perda de biodiversidade, como uma melhor gestão dos espaços e uma gestão sustentável das florestas.
Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário