quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Quercus alerta para perigo de extinção da lampreia do Nabão


actualizado: Wed, 12 Dec 2012 14:26:14 GMT | de Lusa
A lampreia do Nabão, espécie recentemente identificada por investigadores das universidades de Évora e Lisboa, está em risco de extinção, alertou hoje o presidente do núcleo regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus, Domingos Patacho.
PAULO NOVAIS/LUSA
PAULO NOVAIS/LUSA
“A classificação de ‘Criticamente em Perigo’ é a mesma que recai sobre o lince ibérico. Esta espécie encontra-se em áreas de distribuição muito restritas e fragmentadas, em Ourém, com constrangimentos ao nível da multiplicação, pelo que todo o cuidado das entidades públicas e de privados será sempre pouco”, disse Domingos Patacho à agência Lusa.
O uso abusivo de produtos agroquímicos, cujos nutrientes podem contaminar as linhas de água, limpezas das margens agressivas, ausência de saneamento em algumas áreas, bem como possíveis descargas de pequenas unidades industriais, são “ameaças reais às lampreias”, sublinhou o ambientalista.
Domingos Patacho frisou que, com uma população escassa na sub-bacia do Nabão, nas ribeiras de Caxarias, Seiça e Olival, e “agora que se reconheceu que esta lampreia é exclusiva do norte do concelho de Ourém”, a situação “traz responsabilidades acrescidas a todos os cidadãos do concelho e demais entidades para a sua conservação”.
Em comunicado, a Quercus “apela à necessidade de se conservarem as florestas ribeirinhas e os leitos dos cursos em toda a bacia hidrográfica, para que não subsistam ameaças que coloquem a espécie no limiar da extinção”.
Na semana passada, o Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa anunciou a descoberta de três novas espécies: a lampreia da Costa de Prata (Lampreta alvariensis), a lampreia do Nabão (Lampreta auremensis) e a lampreia do Sado (Lampreta lusitanica).
A Quercus recorda que, em 1989, dois investigadores, Pedro Cortes e Carlos Almaça, realizaram um “Estudo Ecológico da Ribeira de Seiça” e chegaram a identificar a lampreia como uma nova espécie, mas essa confirmação surgiu apenas 23 anos depois.
JYMC // JLG.
Fonte: msn

Sem comentários:

Enviar um comentário