sábado, 28 de janeiro de 2012

Intervenção prevê recuperar bosque na Serra do Alvão

Seleccionadas doze espécies autóctones num total de 780 árvores/ arbustos
2012-01-19
Serra do Alvão no projeto “Criar Bosques”. (Imagem: wikipédia)
Com o apoio da Tafibra, a Quercus vai recuperar um bosque na Serra do Alvão, concelho de Vila Pouca de Aguiar, numa área com 2,6 hectares do Sítio de Importância Comunitária Alvão/ Marão onde existem de forma dispersa pequenos carvalhais de carvalho-negral (Quercus pyrenaica).

Dos trabalhos de intervenção, a realizar até Março de 2012, destacam-se o controlo selectivo da vegetação herbácea/ arbustiva, a realização de podas, a remoção de exemplares mortos, doentes ou dominados, a plantação de espécies autóctones nas clareiras para revitalização do espaço e promoção da biodiversidade, tendo sido seleccionadas doze espécies autóctones num total de 780 árvores/ arbustos, entre outros trabalhos que vão permitir conservar este bosque.
A recuperação desta zona da Serra do Alvão dá assim continuidade a um trabalho que teve início em Setembro de 2010 com a preservação de um bosquete de carvalhos e azevinhos na Serra do Caramulo. O projeto Criar Bosques visa a sensibilização para a gestão sustentável das florestas e para a importância da madeira enquanto recurso eco-eficiente.

Segundo José Paulo Martins, da Quercus,
 “estas iniciativas são importantes para a conservação e recuperação da nossa floresta autóctone e, no caso presente, correspondem também a medidas ativas para ajudar à gestão da rede natura 2000 onde a Serra do Alvão se inclui"
Fonte: Ciência hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário