terça-feira, 17 de janeiro de 2012

População de linces ibéricos triplica em Espanha


Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011
A população do Lince Ibérico, espécie em vias de extinção, triplicou na província de Andaluzia, em Espanha, anunciou recentemente o Departamento do Meio Ambiente da região no seu site oficial.
 
Os dados do censo anual realizados por este organismo revelaram que o número de espécies subiu de 94, em 2002, para 298 em 2011 o que, de acordo com os responsáveis, é um excelente resultado.
 
O aumento da população de linces deve-se aos projetos de conservação desenvolvidos na Andaluzia, em particular o projeto Life Iberlince, apoiado pela União Europeia e que junta 18 empresas e organizações não-governamentais com o objetivo de fazer crescer em 66% o número de animais da espécie nos próximos cinco anos.
 
Em última instância, o que se pretende é restaurar a distribuição histórica do lince ibérico nas áreas da Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Portugal e estabelecer novas áreas identificadas como apropriadas.
 
A este propósito, é de realçar que, embora muitos dos linces se encontrem em cativeiro por razões de segurança, também a superfície de distribuição da espécie em vida selvagem aumentou. O território dos linces ibéricos alargou-se para os 816 quilómetros quadrados este ano, quando em 2010 tinha apenas 709.
 
Apesar das boas notícias, o Departamento do Meio Ambiente alerta para o facto de o Lince Ibérico, um dos animais mais representativos da Península, continuar a precisar de enorme proteção e correr sérios riscos de extinção, pelo que muitas mais campanhas serão necessárias
Fonte: Boas notícias.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário