sábado, 14 de janeiro de 2012

Espécie de tartarugas dada como extinta pode existir nas Galápagos



Espécies híbridas descendem das tartarugas consideradas extintas há 150 anos
Tartarugas gigantes que inspiraram a teoria da seleção natural de Charles Darwin pensavam-se extintas, mas a descoberta de descendentes híbridos indica que a espécie ainda existe nas Ilhas Galápagos
.
Consideradas extintas há 150 anos, as tartarugas gigantes da espécie chelonoidis elephantopus podem ainda existir nas Ilhas Galápagos, sugere um estudo genético realizado pela Universidade de Yale e publicado no início da semana no jornal científico “Current Biology” .
A análise ao ADN de duas mil tartarugas da ilha Isabela, a cerca de 320 quilómetros da ilha Floreana, onde a espécie existiu há mais de um século atrás, revelou que pelo menos 84 destes animais são híbridos e resultam do acasalamento entre uma tartaruga chelonoidis elephantopus com um parceiro de outra espécie.
Com uma esperança média de vida que pode exceder os 100 anos, o facto de 30 destas tartarugas híbridas gigantes terem nascido há cerca de 15 anos aumenta consideravelmente as probabilidades dos seus progenitores ainda estarem vivos.
“A única forma destes híbridos existirem é descenderem de tartarugas de raça pura chelonoidis elephantopus que ainda existam na ilha. Estes híbridos são a primeira geração que resultou do cruzamento com outras espécies”, explica a bióloga Adalgisa Caccone, uma das autoras do estudo, ao jornal “USA Today”.
As várias espécies de tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos inspiraram Charles Darwin em 1835, durante a sua visita ao local, contribuindo para o desenvolvimento da teoria da evolução por seleção natural.
Tartarugas e outras espécies ameaçadas
“Se encontrarmos os animais da espécie de tartarugas chelonoidis elephantopus podemos devolvê-los à sua ilha original, o que será crucial para manter a integridade ecológica destas ilhas”, afirma Adalgisa Caccone. Atualmente, 13 espécies de tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos encontram-se ameaçadas e em vias de extinção.
Além das tartarugas, muitos outros animais em todo o globo encontram-se em vias de extinção por motivos que envolvem a degradação dos seus habitats, o clima ou a caça.
Ana C. Oliveira (Rede Expresso)

Sem comentários:

Enviar um comentário