sábado, 14 de janeiro de 2012

Cobra até agora desconhecida achada na Tanzânia

A «Atheris matildae» é venenosa e está em perigo crítico de extinção
2012-01-10
«Atheris matildae» ou, simplesmente, cobra matilde
Uma espécie de cobra venenosa até agora desconhecida foi apresentada pela Wildlife Conservation Society de Nova Iorque e pelo Museo delle Scienze de Trento (Itália). Esta serpente foi encontrada numa zona remota da Tanzânia, este de África, e foi baptizada como Matilde (Atheris matildae).
A cobra é negra e amarela, mede 60 centímetros e tem uma espécie de cornos acima dos olhos. A descoberta está descrita na revista «Zootaxa».
Os autores do estudo, os investigadores Michele Menegon, do Museo delle Scienze de Trento, Tim Davenport, da Wildlife Conservation Society e Kim Howel, da Universidade de Dar es Salaam, querem manter em segredo o local exacto onde se pode encontrar a nova espécie. Isto para evitar que possíveis caçadores furtivos e coleccionadores possam ir no seu alcance.
Apesar de ter sido agora descoberta, a Atheris matildae poderá ser classificada como estando em perigo crítico no que concerne à sua preservação.
O seu habitat natural, de alguns quilómetros, está seriamente degradado devido às indústrias da madeira e do carvão vegetal. Os investigadores já estabeleceram uma pequena colónia que alimentam.
Fonte: Ciência hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário