terça-feira, 2 de abril de 2013

Cada ovo no seu ninho

Este elaborado ninho pertenceu a uma gaivina-de-bico-vermelho (Hydroprogne cáspia), uma ave marinha que nidifica em colónias e oculta os ovos entre conchas algas e pedras.
 
Pedaços de ervas, folhas secas, musgo, palha, raminhos, conchas, pelos de cavalo ou de ovelha: são muitos os materiais usados pelas aves para construirem seus ninhos. Sharon Beals, fotógrafa norte-americana e apaixonada observadora da avifauna, dedicou-se a fixar em imagens estes lares fantásticos, do que resultou o seu livro Nests - 50 Nests and the Birds That Build Them (Chronicle Books, San Francisco, Estados Unidos, 2011). As fotografias revelam um mundo de estruturas aparentemente frágeis, mas muito eficazes, que oferecem pistas sobre os seus construtores e os ecossistemas terrestres.
No século XIX e no início do sequinte, a oologia era não apenas uma disciplina científica mas também um hobby para muitos entusiastas que se dedicavam a recolher e colecionar ovos e ninhos, ignorando o impacto desta prática sobre a biodiversidade. Nos nossos dias esta prática é ilegal na maioria dos países, mas conservam-se bastantes coleções privadas antigas, entretanto entregues aos museus das ciências. Foi aí que Sharon Beals obteve material para as fotos.
Dado que 12 por cento das aves estão em perigo de extinção, estes ninhos são especialmente valiosos, pois contêm vestigios genéticos dos pássaros, dos seus parasitas e do seu habitat, e porque permitem conhecer os seus hábitos de caça e de alimentação.

Super Interessante - Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário